Embora o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tenha sinalizado uma alta dos juros devido às incertezas fiscais e analistas do mercado projetem uma queda na Selic ao longo do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve manter a Selic em 13,75% ao ano. A primeira reunião do ano começa nesta terça-feira, dia 31. Na quarta-feira, dia 01/02, o colegiado divulga em nota a taxa básica que valerá nas próximas semanas.
Falando ao portal Terra, o economista-chefe da Daycoval Asset, Rafael Cardoso, endossa o entendimento de que neste primeiro momento o BC não deve alterar os rumos da taxa básica. A seu ver, sequer deve sinalizar mudanças futuras na ata. “Nesta primeira reunião de 2023 o Copom não deve ter muitas surpresas, ou seja, deve manter os juros em 13,75% ao ano e um tom mais duro sobre os riscos fiscais”.
Cardoso mantém uma projeção de a Selic terminar o ano em 12,5%, mas prevê o início dos cortes no encontro de setembro, e em um ritmo de 0,25 ponto percentual por reunião. A Daycoval Asset projeta um juro básico de 9% ao ano em 2024, valor um pouco abaixo dos 9,5% estimados pelos analistas de mercados ouvidos pelo boletim Focus, editado pelo BC.
Bahia.Ba