As festas de fim de ano são ocasiões em que os idosos têm a oportunidade de aproveitar a companhia de amigos e familiares em um ambiente seguro e confortável. No entanto, as confraternizações precisam estar adequadas a necessidades específicas, como, por exemplo, o cuidado com a contaminação da Covid-19 após o ressurgimento de novas ondas de casos no país.
É comum entre as pessoas com idade avançada apresentar quadros de depressão e perda do interesse em atividades habituais. Por isso é importante planejar e organizar as comemorações para que os idosos possam se socializar com outras pessoas que não sejam do seu convívio, contribuindo para a sua autoestima e bem-estar, explica Daniela Matos, enfermeira e coordenadora da Ammo Enfermagem.
A dinâmica de uma família que possui idosos e pretende celebrar a chegada de um novo ano deve contar com cuidados especiais para incluir os mais velhos nas comemorações. “A opção por um cardápio mais saudável, com alimentos leves, que agrade o paladar dos idosos se torna indispensável nessa época. Outro fator que precisa ser levado em consideração é o ambiente em torno deles, priorizando sons e músicas que façam com que eles mantenham uma relação com memórias afetivas positivas”, ressalta a enfermeira.
É imprescindível observar o comportamento e as reações dos idosos diante da movimentação das festividades, evitando que o barulho não cause irritação ou tire a motivação para aproveitar a ocasião. Os parentes mais próximos devem demonstrar amor e interesse pela vida dos idosos, pois demonstrações de afeto combatem o estresse, a depressão e a ansiedade.
Veja outros cuidados recomendados pela coordenadora da Ammo Enfermagem:
– Atenda às vontades do idoso com respeito e ponderação e sempre pergunte se ele está se sentindo bem durante as festas;
– Caso o idoso esteja em viagem com membros da família, veja se o ambiente está adequado para receber alguém com idade avançada;
– Crie um itinerário com anotações que permita ao responsável pelo idoso lembrar da medicação que ele precisa tomar diariamente;
– Fique atento ao comportamento do idoso em casos de mudanças de humor, que podem estar atreladas à mudança de ambiente; muitas vezes, eles não verbalizam com facilidade esse desconforto emocional.
ASCOM