Uma Carta de Compromisso para a implantação do Espaço Fazer, também conhecido como Espaço Maker, foi assinada no Campus do Ifba de Camaçari, nesta sexta-feira (23). A parceria foi firmada entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), representada pelo secretário da pasta, André Joazeiro, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), representado pela reitora Luzia Mota, cumprindo o objetivo do Estado da Bahia de disponibilizar espaços públicos que estimulem o desenvolvimento da inovação e empreendedorismo no território baiano.
Com investimento em torno de R$ 1 milhão, proveniente de emenda do então deputado Luiz Caetano, o ambiente, que será o maior Espaço Maker público do Norte/Nordeste, serve para que as pessoas criem e construam produtos utilizando ferramentas tecnológicas. O local contará com diversos equipamentos como 20 impressoras 3D, 4 scanners 3D, 42 notebooks, 30 kits de robótica, canetas 3D, 40 kits arduíno, 5 CNC Laser, oferecendo grande infraestrutura a serviço da cultura maker. Além disso, o lugar será usado para capacitar cidadãos da região e irá ofertar serviços técnicos e tecnológicos às pequenas e microempresas.
Para o secretário da Secti, André Joazeiro, esse novo ambiente mostra o compromisso da pasta em ser agente estimulador da ciência, tecnologia e inovação no interior. “Esse equipamento vai na direção ao que estamos propondo de interiorização do desenvolvimento da ciência e tecnologia. Este espaço dinamizador é uma ação do Parque Tecnológico da Bahia, um embrião de unidade avançada que conta com expressivo número de equipamentos compartilhados em Camaçari. Outro ponto importante é ter esse espaço em um lugar com pessoas capacitadas para operação. O equipamento sozinho não faz nada. É preciso ter pessoas por trás. O Ifba tem essa competência e, por isso, foi escolhido para operar esse parque de equipamentos”.
O Espaço Fazer, que tem previsão de ser entregue em três meses, vai gerar conhecimento e estimular o ecossistema empreendedor e inovador da região. “Esse convênio é muito importante, porque estabelece uma parceria que já existe em outros programas. E, especificamente, esse novo espaço vai servir ao campus de Camaçari e toda a nossa comunidade interna. Mais importante ainda é a possibilidade desse espaço servir à comunidade externa, fazer essa relação comunitária, para que nossa juventude possa se beneficiar desse equipamento para ter formação sustentável, onde eles possam gerar trabalho com renda e melhorar suas vidas”, destaca a reitora Luzia Mota.
O diretor geral do Campus Camaçari do Ifba, Eduardo Teles, explica que outras comunidades se beneficiarão da iniciativa e que o local será um ambiente de muito aprendizado. “Além de Camaçari, nós vamos também ter uma articulação com outras unidades do Ifba para disseminar a inovação e a tecnologia em outras localidades. Mas, falando de Camaçari, especificamente, é essencial porque temos um polo industrial. Nós temos uma área forte de formação de professores. Poderemos apoiar a formação desses professores e também alunos. Esse espaço vai permitir que novos produtos sejam pensados. Então, vai ser bem interessante porque vamos buscar agregar todo o ecossistema de inovação da região”.
ASCOM