O prefeito de Jaguaripe, no Recôncavo baiano, Heráclito Rocha Arandas, determinou que um circo que está instalado na localidade de Barreira do Jacuruna deixe o município, afirmou a circense Geovania. Segundo ela, seu circo chegou na comunidade em março de 2020, mas devido a pandemia os espetáculos foram suspensos e sua equipe não teve como ir embora.
“Nesse período a gente se virou vendendo ovos e bolas, meu esposo trabalhou com lotação, limpeza de sofá e de cama. Os moradores da comunidade também sempre nos ajudam com alimentos e com uma palavra de conforto”.
Ainda segundo Geovania, recentemente o secretário de cultura de Jaguaripe, Carlos Silveira, esteve na localidade e falou que não era possível a equipe do circo permanecer ali porque o prefeito pretende fazer uma praça no local.
“Falei pra ele, nenhuma cidade vai acolher a gente nesse momento por conta da pandemia, estamos em um estado de calamidade pública, mas arrume um lugar pra gente colocar nosso ônibus. O secretário conversou com o prefeito e a resposta foi não”.
Geovania ressaltou que o único lugar que tem para ir é Sergipe, mas não tem condições de fazer esse deslocamento, porque precisa de 3 reboques para os ônibus e combustível para um carro pequeno.
“Fizeram a gente desarmar a tenda e não temos como ficar o tempo todo dentro do ônibus por causa do calor. Somos eu, meu esposo, 4 crianças e meu sogro – um idoso de 73 anos que teve AVC e sofre de mal de Alzheimer. Sou a 5ª geração circense da minha família e nunca passei por tanta humilhação como passei aqui em Jaguaripe, não com os moradores, mas com algumas autoridades locais”, concluiu Geovania.
Fonte: Tribuna do Recôncavo
MATÉRIA RELACIONADA: Jaguaripe: Prefeito esclarece situação do circo instalado em Barreira do Jacuruna