Uma tartaruga foi encontrada morta na praia de Berlinque, em Vera Cruz, localizado na Ilha de Itaparica, na manhã deste sábado, dia 26. Não há detalhes das causas da morte do animal. Na última terça-feira, dia 22, quatro tartarugas foram achadas mortas também em Vera Cruz. Segundo assessoria de comunicação do município, os animais não apresentavam sinais de manchas de óleo pelo corpo.
Apesar disso, estava previsto que eles passariam por biopsia para identificar as causas das mortes. No sul da Bahia também houve registro de morte de tartarugas, de acordo com o Projeto Amar, que monitora os animais da região. Na quinta-feira, dia 24, uma tartaruga verde quase adulta e fêmea foi achada na Praia de Ponta do Mutá, em Maraú. De acordo com representantes do projeto, a causa da morte ferimento com arpão.
Ainda na quinta-feira, só que em Serra Grande, na praia de nome Prainha, outra tartaruga foi encontrada morta. Nesse caso, o animal morreu porque ficou preso em rede de pesca. Com esses dois casos, em parte da região sul que é monitorada pelo projeto Amar, já foram registradas 122 mortes de tartarugas este ano. Até então, não há informações se alguma morte tem relação com as manchas de óleo que atingem o litoral do nordeste.
G1/ Bahia