A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) realizou na última segunda-feira, dia 19, uma sessão especial para homenagear a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, pelos seus 40 anos de atuação. SAJ sedia o Departamento de Ciências Humanas, campus V da UNEB e conta com 6 cursos de graduação e 4 de pós-graduação.
Participaram da sessão, o diretor do Departamento, professor João Evangelista Neto, a primeira diretora do Departamento, Dalnice Maria Barreto Souza, a servidora Maria da Conceição Silva Almeida, a representante do Núcleo AfroUneb, professora Sueli Santana, o estudante José Carlos Vaz, o ex-professor José Raimundo Galvão, o estudante egresso Lael Brito Rebouças, o diretor do Ifba, professor Lúcio Mauro, além de vários membros da comunidade acadêmica da UNEB.
O diretor João Evangelista Neto fez uma explanação sobre os resultados do Departamento ao longo dos anos e apresentou os objetivos e metas para o futuro do campus V. Segundo ele, a universidade tem muito a oferecer à população. “Nós nos preparamos enquanto universidade para ofertar à comunidade o melhor que nós podemos. O melhor ensino, a melhor pesquisa e a melhor extensão”, afirmou o diretor.
Como forma de homenagear a UNEB, a Câmara Municipal concedeu moção de congratulações, proposta pelo vereador Uberdan Cardoso e aprovada por unanimidade pelos edis. Além disso, representantes da comunidade acadêmica receberam placas de homenagem e menções honrosas como forma de reconhecimento pelo trabalho de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.
Proponente da sessão especial, o vereador Uberdan Cardoso, que foi aluno de graduação e mestrado no campus V da UNEB, também foi homenageado. Para ele, a UNEB representa um marco civilizatório para a história do Recôncavo e da Bahia. “É muito talento que escoava pelo ralo da falta de oportunidades e com a vinda da UNEB isso mudou. Nós temos um campus que forma cérebros de toda a Bahia, fomenta desenvolvimento, fomenta civilização, então, nada mais justo do que homenagearmos esta instituição”, afirmou o vereador.
ASCOM – CÂMARA.