A escritora e poeta amazonense Marta Cortezão está realizando a Campanha de Pré-Venda da sua terceira obra poética intitulada: MEU SILÊNCIO LAMBE TUA ORELHA pela editora Toma Aí um Poema/PR. Em 2017, Marta lançou o seu primeiro livro BANZEIRO MANSO pela editora Porto de Lenha. Em 2021 lançou AMAZONEIDADES: GESTA DAS ÁGUAS pela editora Penalux, ZINE “ALJAVAS PARA CUPIDO” em 2022.
Marta Cortezão é natural da cidade de Tefé no Amazonas, radicada na Espanha e movimenta o mundo literário promovendo ações em prol da conexão de escritoras contemporâneas, incentivando-as e divulgando-as. Tem publicações em Antologias nacionais e internacionais. É colunista da REVISTA LITERÁRIA VOO LIVRE. É idealizadora do Projeto TERTÚLIAS VIRTUAIS (Prêmio APPERJ/2021), do blog FEMINÁRIO CONEXÕES e do Projeto ENLUARADAS ( este em parceria com a poeta Patrícia Cacau). Marta, debruça-se com imensa dedicação e carisma a todas estas ações em prol do fortalecimento e da visibilidade da literatura de autoria feminina.
Lucila Bonina, poeta, escritora e professora, tece o seguinte comentário acerca do poema GEOSSINTAXE que integra este novo livro de Marta Cortezão: “É um poema sussurrado por voz afrodisíaca: interroga, induzindo a resposta; oculta, sugerindo onde encontrar; provoca a memória silenciada a vislumbrar um futuro sonoro. Cai na alma como escudo e inspiração”(…).
Sobre o lançamento desta sua nova obra, Marta Cortezão comenta: “É um livro que brota de um silêncio ancestral, social, histórico e político que me transpassa e alimenta os pássaros famintos que levo na garganta. É um compêndio de sonhos repleto de um silêncio eloquente que pede revoada, exige o movimento, o grito, a voz, o canto, a alma, o corpo com todos os seus sentimentos, a dança, a liberdade para conjugar o verbo existir em toda sua amplitude, essência e intensidade.”
A escritora Vânia Clares (SP), que assina a orelha do livro, menciona: “Nitidamente nos remete ao universo feminino numa dimensão diversificada e vasta. A poeta parte das citações de outras escritoras e embrenha-se com maestria em cada palavra para escrever o poema, não só acatando o sentido da sua interpretação, mas criando um corpo que complementa as premissas.”(…).
A autora convida todos a conhecerem a sua nova produção, disponibilizando o link de pré-venda: https:/benfeitoria.com/projeto/lambe
Siga @martacortezaopoeta no Instagram !
Texto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo.