O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), mostrou, nesta quinta-feira, dia 13, parte de sua rotina, durante viagem oficial à China. No país asiático desde o dia 31 de março, o governador publicou uma foto, nas suas redes sociais, onde passa ferro em uma camisa.
“Flagra do assessor! Me preparando para uma quinta de agenda cheia, posse da presidenta Dilma no banco dos Brics e reuniões com o presidente Lula. Não tem roupa que não amasse na mala. Então, todos os dias antes de dormir já deixo as camisas passadas para os compromissos”, disse o governador.
Após dias de viagens e visitas na China, Jerônimo se juntou, nesta quinta-feira, à comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Xangai. O baiano participou da posse da ex-presidente da República Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “banco dos Brics”.
Lula está viagem à Ásia para tratar principalmente da relação comercial com a China, maior parceiro de negócios do Brasil, mas também da guerra entre Rússia e Ucrânia e de questões de governança global.
Nesta quinta-feira, dia 13, Jerônimo integrou a comitiva de Lula na visita à sede da gigante de tecnologia Huawei e teve reuniões com executivos das áreas de energia sustentável e comunicações.
No Twitter, o governador disse que a empresa fez uma apresentação sobre o uso de tecnologia da empresa na segurança pública e na educação na Bahia como casos de sucesso e que podem ser adotados em todo o Brasil.
“Demos detalhes ao @LulaOficial de nossas experiências. Usamos a tecnologia da Huawei na educação inteligente com conectividade em mil escolas e na segurança pública, com a central de monitoramento que usa reconhecimento facial e ajudou a polícia a realizar mais de 800 prisões”, escreveu o governador.
Na agenda do presidente, nesta quinta-feira, ainda há previsão de reuniões com empresas que tem relação direta de negócios com a Bahia. Uma delas é a audiência com o CEO da BYD, Wang Chuanfu. A empresa é responsável pelo VLT que vai substituir os trens do Subúrbio em Salvador. As obras estão atrasadas.
Além disso, a empresa está em negociação para ocupar a planta industrial da Ford, em Camaçari (BA). Fechada desde que a montadora fabricante de automóveis multinacional dos Estados Unidos fechou as portas em 2021.
Também estava prevista uma audiência com o Presidente do Conselho da China Communications Construction Company (CCCC), Wang Tongzhou. A empresa é uma das acionistas da concessionária responsável pela implantação da Ponte Salvador-Itaparica.
O governador já havia se reunido, no começo do mês, com o presidente adjunto da CCCC, Sun Liqiang, quando discutiram aspectos técnicos e financeiros do projeto. Na ocasião, foi discutida a elevação no preço dos materiais de construção e nos custos de financiamento, demanda semelhante ao que ocorre no caso da BYD para construção do VLT.
“Já fomos por diversas vezes ao encontro da CCCC em São Paulo e em Brasília, fazendo esse alinhamento da situação que é uma realidade e que ninguém controla, mas que temos de superar. Eles argumentam que, com a pandemia e a inflação, vai ser preciso reequilibrar os preços e a captação de recursos para o financiamento da Ponte”, explicou Jerônimo no dia 4.
De acordo com o governador, na semana passada, o Banco do Nordeste liberou o montante de R$ 3 bilhões para financiar parte do projeto. Além desse valor, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e um banco Chinês também estão em negociação para participar do financiamento da obra.
Edição: Pietra Dantas – estagiária | Supervisão: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo | Fonte: G1.


Foto: Daniel Senna/ GOVBA


Crédito: Iara Passos 
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay