O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou nesta quinta-feira, dia 17, ter chegado a um acordo com o Reino Unido para a saída deste país da União Europeia —o “Brexit”. O anúncio foi feito horas antes de uma reunião entre governantes do bloco continental, que devem aproveitar a medida.
“Onde há vontade, há acordo. Nós temos um! É um acordo justo e equilibrado para a UE e para o Reino Unido”, afirmou Juncker no Twitter. “Recomendo ao Conselho Europeu que respalde este acordo”, concluiu. Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, também comemorou o resultado da negociação, que ainda não foi divulgado, em um tuíte. “Temos um novo acordo que retoma o controle”.
O anúncio do acordo se dá dias antes do prazo final para a saída do Reino Unido da União Europeia Na última segunda, dia 14, a rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido havia dito que a saída da União Europeia é a prioridade do governo britânico —31 de outubro.
“Agora o parlamento deve concluir o brexit no sábado, dia 19, para que possamos passar para outras prioridades, como o custo de vida, a criminalidade e o meio ambiente”, afirmou Johnson. Na última segunda, dia 14, a rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, havia dito que a saída da União Europeia é a prioridade do governo britânico.
Bahia.BA