Feira de Santana vai ganhar uma Clínica Pet pública para atendimento veterinário gratuito de cães e gatos. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (28) pelo prefeito José Ronaldo, que confirmou a construção da unidade.
A área destinada ao equipamento, com quase mil metros quadrados, já foi desapropriada pela Prefeitura. A clínica será construída na Rua Barão de Cotegipe, nº 802, ao lado do Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF).
O atendimento será destinado a cães e gatos de tutores de baixa renda e de unidades de proteção animal de Feira de Santana. A iniciativa pretende ampliar o acesso da população aos serviços veterinários e contribuir para o cuidado e o bem-estar dos animais.
A implantação dos serviços será gradual e deverá incluir atendimento clínico, castração, avaliação prévia e cuidados pós-procedimento, orientações sobre zoonoses, encaminhamento de casos suspeitos e ações de prevenção.
Também estão previstos coleta para exames laboratoriais, testes rápidos selecionados, acompanhamento dos animais, cadastro, agendamento e orientação para adoção responsável.
O atendimento deverá seguir um fluxo de cadastro, agendamento, consulta e acompanhamento, conforme os critérios que serão estabelecidos pela Prefeitura.
A proposta está relacionada ao conceito de Saúde Única, que considera a ligação entre a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Segundo a administração municipal, ações como castração, prevenção de zoonoses e orientação aos tutores também podem contribuir para o controle populacional e a redução do número de animais em situação de abandono.
A Clínica Pet será a primeira clínica veterinária pública municipal de Feira de Santana e integra as ações da Prefeitura voltadas à proteção e ao bem-estar animal.
































Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay









Imagem de Kai Pilger por Pixabay


Imagem de hansmarkutt por Pixabay








Imagem de Free-Photos por Pixabay

















Image by GraphicMama-team from Pixabay

























