Lei que amplia punição a torcidas organizadas é sancionada por Bolsonaro

Foto: Isac Nóbrega/ PR

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira, dia 26, sem vetos, a lei que modifica o Estatuto de Defesa do Torcedor e altera artigos que tratam de punições às torcidas organizadas.

A nova lei foi publicada no “Diário Oficial da União” (DOU) e prevê que a torcida ficará cinco anos proibida de comparecer a eventos esportivos se promover tumulto, praticar ou incitar a violência ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas. Na lei anterior o prazo era de três anos. Também será punida, pelos mesmos cinco anos, a torcida envolvida em ilícitos fora dos estádios e em data que não houver competição.

Nesses casos, a lei prevê punição para a torcida que: invadir local de treinamento; brigar com torcedores ou induzir o confronto entre eles; praticar crimes contra atletas, árbitros, fiscais, organizadores de eventos esportivos e jornalistas, mesmo que esses não estejam atuando ou envolvidos com a competição.

Bahia.Ba

Bolsonaro quer GLO do campo para reintegração de posse em áreas rurais

Foto: Isac Nóbrega/ PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, dia 25, em coletiva à imprensa, que estuda enviar um projeto ao Congresso para a criação de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) do campo, a fim de garantir reintegração de posse em áreas rurais. “Eu quero inclusive adiantar para vocês, quero uma GLO para o campo”, disse Bolsonaro, ao sair do Palácio Alvorada.

Para ele, a medida serviria “para chegar e tirar o cara [suposto invasor] da propriedade” e acelerar processos de reintegração. Realizada exclusivamente por ordem da Presidência da República, a GLO ocorre em casos de esgotamento das forças tradicionais de segurança pública e em situações graves de perturbação da ordem. A intenção de Bolsonaro é de enviar um projeto para ser votado no Congresso Nacional.

“Deixo bem claro que isso passa pelo parlamento. Não é nenhuma medida impositiva da minha parte. Se o parlamento assim achar que deve ser tratada a propriedade privada ele aprova. Se achar que a propriedade não vale nada, aí não aprova”, disse o presidente.

Metro1

Ex prefeito de Nova York anuncia pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos

Foto: Stephen Jaffe/ FMI/ Fotos Públicas

O bilionário Michael Bloomberg, ex-prefeito da cidade de Nova York, anunciou neste domingo, dia 24, que vai concorrer à presidência dos Estados Unidos no ano que vem.

Bloomberg, que afirmou em março deste ano que não faria parte da corrida presidencial de 2020, se juntou a outros 17 pré-candidatos na disputa.

“Estou concorrendo à presidência para derrotar Donald Trump e reconstruir a América. Não podemos permitir mais quatro anos das ações imprudentes e antiéticas do presidente Trump”, disse.

O democrata disse ainda que Trump representa uma ameaça existencial aos Estados Unidos e aos valores dos americanos. “Se ele vencer a presidência novamente, poderemos nunca mais nos recuperar dos danos”, afirmou o democrata.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Metro1

Senado aprova por unanimidade novas eleições na Bolívia

Foto: Zaconeta Caballero Reinaldo/ Fotos Públicas

O Senado boliviano autorizou neste sábado, dia 23, a realização de novas eleições gerais na Bolívia, sem a participação do ex-presidente Evo Morales, que renunciou ao cargo no último dia 10 de novembro.

“Aprova-se por unanimidade o Projeto de Lei Regime Excepcional e Transitório para a realização de eleições gerais”, anunciou o Senado no Twitter.

Simultaneamente, o governo provisório abrirá o diálogo com os movimentos de protesto, em busca de um acordo que ponha fim aos bloqueios e manifestações que deixaram 32 mortos nos últimos nove dias.

Metro1

Lula diz que não será candidato em 2022

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O ex-presidente Lula afirmou em entrevista nesta sexta-feira, dia 22, que o PT está se preparando para voltar à Presidência da República nas eleições de 2022, mas ponderou que não deve ser ele o candidato. “Em 2022, terei 77 anos. A Igreja Católica, com 2.000 anos de experiência, aposenta seus bispos aos 75 anos.”

Lula firmou que sua missão agora é “lutar pela democracia”, após governar o País por oito anos consecutivos (eleito em 2002 e reeleito em 2006) e ajudar a eleger e reeleger a ex-presidente Dilma Rousseff (em 2010 e em 2014). O líder maior do PT disse ainda que “muitas pessoas votaram no candidato do PSL”, Jair Bolsonaro, em 2018, porque ele não foi candidato.

O ex-presidente afirmou que “a melhor maneira de recuperar o voto desses eleitores é por meio do diálogo”. Questionado sobre o dado de que cerca de 40% das pessoas não votariam no Partido dos Trabalhadores, Lula respondeu: “É claro”, rindo. “Mas as pessoas falam mais sobre o Pelé do que sobre os outros jogadores”.

Informações: The Guardian  | Redação: Bahia.Ba

Senador Jorge Kajuru tem alta médica e já está em Brasília

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O senador Jorge Kajuru recebeu alta na quinta-feira, dia 21, e está em casa, em Brasília. Ele estava internado desde a noite de terça-feira, dia 19, no Hospital Sírio-Libanês, depois que teve uma convulsão no Senado.

O senador ficou dois dias na UTI. Kajuru está de licença médica pelo menos até a próxima sexta-feira, dia 29.

O político continuará tomando remédios e fazendo exames. Na segunda-feira, dia 25, passará por um hemograma.

Informações: Época | Redação: Bahia.Ba