A cidade de Itacaré, no sul da Bahia, vai receber, de 18 a 20 de abril, pelo segundo ano consecutivo, o Música na Árvore Solar Instrumental, evento que une arte, sustentabilidade e formação cultural. O projeto, que já percorreu várias cidades do Brasil e três países da Europa, chega a Itacaré, com atrações musicais e oficinas formativas para o público da cidade, localizada na Costa do Cacau, e também para duas comunidades da zona rural, Vila Marambaia e Taboquinhas.
Com a proposta de promover a cultura de forma sustentável, o projeto conta com matriz energética fotovoltaica e toda energia consumida para a realização dos shows é obtida através de um carro que funciona como uma estação solar equipado com placas solares e um sistema avançado de armazenamento.
O projeto tem na sua programação shows e atividades formativas que promovem o acesso à cultura e incentivam a preservação da natureza. “É uma celebração da arte e da consciência ambiental”, afirma Robson Assis, Diretor desta etapa. Por seu pioneirismo, ao aderir a transição energética para realizar um evento não poluente, o projeto foi premiado pelo IMEC (Instituto Mineiro de Engenharia e Tecnologia) em 2022.