Com o objetivo de incentivar a preservação do Rio Paraguaçu e do Meio Ambiente, 22 empregados da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo se reuniram, de forma voluntária, para uma ação de limpeza da margem do rio e o plantio de mudas de espécies nativas na área de preservação permanente do reservatório, na região de Maragogipe (BA).
A ação, realizada no dia 11 de outubro, faz parte do programa de voluntariado da Votorantim Cimentos e busca engajar 20% de seus empregados em ações de voluntariado no país até 2030. No total, a equipe retirou pela manhã cerca de 130 quilos de resíduos da margem do rio, na localidade de Ponta de Souza, em Maragogipe, e no período da tarde realizaram o plantio de 24 mudas de espécies nativas na Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório da Usina de Pedra do Cavalo, como jatobá, pau-brasil, jacarandá, dentre outras.
Cerca de três milhões de pessoas dependem do Rio Paraguaçu, considerado o maior rio genuinamente baiano, com 600 quilômetros de extensão. Ele acomoda a Usina de Pedra do Cavalo, que auxilia na geração de energia por meio do aproveitamento da força da água do rio Paraguaçu e sua barragem atua na contenção de enchentes que atingiam os municípios de Cachoeira, São Félix e Maragogipe.
Além da geração de energia, a barragem é responsável por garantir, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), o abastecimento de água para cerca de 60% da população de Salvador e Região Metropolitana, abastecendo a Microrregião de Feira de Santana, e cidades onde vivem pequenos produtores rurais. Para se ter uma ideia, a UHE de Pedra do Cavalo tem capacidade instalada de geração de 160 megawatts de energia, o equivalente para abastecer uma cidade com cerca de 280 mil residências.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM.