No Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, celebrado nesta terça-feira, dia 8 de abril, pacientes de mielofibrose, tipo raro de câncer do sangue, ganham motivos para comemorar. A ANVISA aprovou um novo tratamento para a doença, que afeta a medula óssea, levando à produção desregulada de células sanguíneas.
Ojjaara é um inibidor oral de JAK1/JAK2 e do receptor activina A do tipo 1 (ACVR1), administrado uma vez ao dia. Até o momento, é o único medicamento aprovado para pacientes com mielofibrose que apresentam anemia, abordando as principais manifestações da doença: anemia, sintomas constitucionais e esplenomegalia.
A mielofibrose é um tipo de câncer hematológico raro caracterizado pela proliferação clonal de células-tronco, frequentemente associada a mutações nos genes JAK2, CALR ou MPL, que desregulam a produção de células sanguíneas e resultam em fibrose na medula óssea, fazendo parte do grupo de neoplasias mieloproliferativas. A maioria dos pacientes tem em média 65 anos ou mais no momento do diagnóstico e apresenta doença de risco intermediário ou alto.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Matheus Duarte (He/Him/His).