A eleição que definirá os parlamentares que ocuparão cargos da mesa diretora na Câmara dos Deputados foi adiada para esta quarta-feira, dia 03. O primeiro ato do novo presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL), foi justamente a anulação da eleição que distribuiu os cargos da mesa. A oposição chegou a ameaçar ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ato.
Para anular o primeiro resultado, Lira argumentou que o bloco do principal adversário foi formalizado após o prazo estipulado e por isso não poderia ser considerado para fins do cálculo de divisão dos cargos na mesa diretora. Já a oposição, encabeçada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), argumenta que um problema no sistema eletrônico da Câmara atrasou a apresentação dos documentos em alguns minutos.
Uma reunião de líderes está prevista para a tarde desta terça a fim de se tentar chegar a um acordo entre as legendas. Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Lira foi eleito presidente da Câmara em primeiro turno, com 302 votos. Baleia Rossi, candidato apoiado pelo ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) obteve 145 votos
Metro1