O Prefeito Rogério Andrade voltou a criticar na manhã desta sexta-feira (13) a redução de concessões do Programa Bolsa Família para a região Nordeste. Nas redes sociais, o Prefeito publicou:
“O Nordeste concentra 36,8% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza na fila de espera do Programa Bolsa Família. No entanto, em janeiro, a região recebeu apenas 3% dos novos benefícios enquanto Sul e Sudeste receberam 75% das novas concessões. Lamentável!”, disse.
Na quarta-feira (11), o Governador Rui Costa entrou com uma representação legal no Tribunal de Contas da União contra os cortes do programa. Já nesta quinta-feira, a Bahia e mais seis estados da região ingressaram com uma ação cível para questionar o Governo Federal sobre o represamento de verbas do Bolsa Família.
No Congresso, a Comissão de Desenvolvimento Regional aprovou requerimento de informações ao Ministério da Cidadania sobre as reduções. Em ofício enviado ao ministro Onyx Lorenzoni, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal deu prazo de cinco dias para o governo se manifeste sobre as disparidades registradas no programa nos últimos meses.
ASCOM-PMSAJ