Festival SouJuvs celebra Dia Internacional da Juventude e políticas públicas para o segmento

Na foto, Rachel Reis | Crédito: Mateus Pereira/GOVBA

A Fonte Nova tornou-se o palco da celebração da juventude baiana neste sábado (17), com a realização do Festival SouJuvs, parte do ‘Agosto das Juventudes’. Promovido pela Coordenação Geral de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve), da Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia (Serin-BA), a iniciativa celebra o Dia Internacional da Juventude, ocorrido no último dia 12.

A festa teve como principais atrações BaianaSystem, Rachel Reis e Attoxxá, além da discotecagem do DJ Pivoman, e uma apresentação de live painting do artista plástico Oliver Dórea. A animação fica por conta dos mestres de cerimônia Yara Damasceno, Pixote e PCD Perigosa. Uma arena esportiva, com atividades como tirolesa, slackline e escalada, completa as opções de lazer oferecidas gratuitamente ao público. A CCR Metrô Bahia montou uma operação especial para atender aos clientes que vão ao evento, com ampliação do horário de funcionamento até 1h da madrugada deste domingo (18).

Jorge Garcia, músico do bloco afro Muzenza, destacou a importância de eventos voltados para a juventude. “É muito importante para que a juventude se atente para a música, sobretudo a música afro. A integração entre a música afro e a juventude pode abrir portas e mostrar a relevância dessa conexão. Com a presença da mídia, da internet e das redes sociais, qualquer jovem pode aparecer e ganhar visibilidade” afirmou.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Reportagem: Raul Rodrigues/GOVBA.

Genival Deolino realiza a segunda passeata de campanha eleitoral no Clube dos 1000

Foto: Ananias Barreto

Neste sábado (17), o candidato à reeleição para a prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, realizou a segunda passeata de sua campanha eleitoral, no Bairro Santa Terezinha, o Clube dos 1000. O evento, marcado pela presença maciça de apoiadores, integrou o roteiro de mobilizações políticas do pessedista, que busca garantir mais um mandato à frente da administração municipal.

Genival Deolino, que concorre pelo PSDB, tem contado com o apoio de sua parceira de chapa, Cristina Santana, popularmente conhecida como Cristina da Farmácia, do partido União Brasil. A campanha eleitoral de Deolino, que teve início na sexta-feira (16), vem ganhando destaque pela estreita conexão com a população de Santo Antônio de Jesus.

Deolino, em estratégia política, decidiu não participar dos debates eleitorais, justificando que prefere concentrar seu tempo nas demandas do município. Segundo ele, suas responsabilidades como gestor e o compromisso com a cidade são prioridades que justificam sua ausência nos confrontos eleitorais. (mais…)

Rede social X fecha escritório no Brasil

Image by Michael Schwarzenberger from Pixabay

A rede social X anunciou neste sábado (17) que vai “encerrar as operações” no Brasil. Segundo o X, o serviço continuará disponível para os usuários do país.

A mensagem diz que a medida será tomada em razão de decisões judiciais do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes – que, em um despacho, teria ameaçado multar e prender a responsável pelo escritório do X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais.

“Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, diz o X.

“Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil”, prossegue. (mais…)

Saiba o que pode e o que não pode levar no dia da prova do Concurso Nacional Unificado

Imagem de jannoon028 no Freepik

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”, será realizado neste domingo (18). São mais de 2,1 milhões de inscritos para as 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Foram definidos 3.647 locais de prova e 72.041 salas, distribuídas em 228 municípios, em todos os estados brasileiros. Mais de 210 mil pessoas vão trabalhar na aplicação do exame.

Com o objetivo de evitar transtornos para os candidatos no dia das provas, o governo federal dá as orientações sobre o que pode e o que não pode ser levado.

É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto. Não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas. No caso dos documentos digitais (CNH digital, RG Digital e E-Título), o candidato deve acessar o aplicativo no momento da identificação na entrada da sala. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado, para acessá-lo mesmo sem internet. Teste antes para se certificar que está funcionando, pois não serão aceitas fotos do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone. (mais…)

Suspeito de tráfico morre e materiais são apreendidos durante operação em Valença

Foto: Reprodução/ Rondesp

Na noite de sexta-feira (16), uma operação policial em Valença (BA) resultou na apreensão de armas e drogas, além da morte de um suspeito durante um confronto. A ação aconteceu no bairro Baixa Alegre, por volta das 18h10, como parte de uma operação conjunta para cumprimento de mandado de prisão, com a participação da Rondesp.

Durante o patrulhamento na área, as guarnições avistaram um grupo de indivíduos armados, que abriram fogo contra os policiais e tentaram se refugiar em uma área de mata nativa. Após um cerco policial, um dos suspeitos foi detido e, ao resistir, foi atingido. O indivíduo não sobreviveu aos ferimentos e morreu no local.

Além da arma usada pelo suspeito, uma pistola calibre 9mm da marca Taurus, modelo G2C com numeração suprimida, a polícia apreendeu uma quantidade considerável de material ilícito. (mais…)

Secom-BA faz atividade extra para celebrar o Dia do Estagiário neste domingo

Foto: Regina Ferreira/Secom-BA

Em atenção ao Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto, a Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom-BA) promoveu na sexta-feira (16), uma atividade especial para os 16 estagiários que atuam nas diversas áreas da pasta. Eles foram conhecer, de perto, o funcionamento de duas emissoras de televisão, a TV Aratu e a TV Bandeirantes, onde foram recebidos pelos coordenadores de jornalismo Daniel (Aratu) e Zuleica Andrade (Band), que apresentaram, em detalhes, os equipamentos.

Durante a visita, os estagiários puderam ver como são produzidos os programas de televisão, desde o processo de criação de pautas até a edição final. Eles também visitaram os estúdios de gravação, as salas de controle e conheceram as rotinas de trabalho das equipes de jornalismo, produção e técnica.

Segundo Regina Ferreira, assessora de imprensa da Secom-BA, que acompanhou os estagiários, a iniciativa demonstra o reconhecimento e valorização que os estagiários merecem: “afinal, são eles que, muitas vezes, trazem novas ideias, energia e entusiasmo para a equipe”. (mais…)