A Secretaria Municipal de Saúde, em Santo Antônio de Jesus (BA), emitiu uma nota neste sábado, dia 3, informando que a notícia divulgada em um veículo de comunicação, afirmando que uma vacina fora do seu prazo de validade foi aplicada na cidade, não é verídica. “A informação, apesar de constar no sistema de controle da saúde, não passa de um erro de digitação”, diz a nota.
Ainda segundo a Secretaria, os frascos do imunizante vêm com o mínimo de cinco doses e uma vez abertos, são utilizados no mesmo dia, sendo impossível que uma só dose da vacina fora da data de validade tenha sido aplicada. “Outro fato que corrobora o flagrante equívoco da informação é que o lote de nº 4120Z-005 da AstraZeneca, do qual Santo Antônio de Jesus recebeu 460 doses, chegou na cidade no dia 29 de janeiro de 2021 e venceria no dia 14 de abril de 2021. Considerando a velocidade com que as equipes da saúde aplicam os imunizantes recebidos, nenhum lote ficaria tanto tempo nos estoques sem ser aplicado”, completa a nota.
Conforme a pasta, para manter o compromisso com a transparência, está sendo buscado nos registros a pessoa que recebeu a citada dose, para que seja conferido o número do lote e a data da aplicação que consta no seu cartão de vacina, encerrando de uma vez por todas o mal-entendido.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM-PMSAJ