O Centro Acadêmico de Medicina da UFRB em Santo Antônio de Jesus emitiu uma nota nesta segunda-feira, dia 28, manifestando sua indignação ao concurso público – EDITAL Nº 01/2019, realizado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus-BA, visando o preenchimento dos cargos de MÉDICOS sob o Regime Jurídico Único.
NOTA:
O curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia recebeu o anúncio da sua criação no ano de 2012 pelo então ministro da educação Aloizio Mercadante, sendo uma grande conquista para o recôncavo baiano. No corrente ano a UFRB forma a sua primeira turma do curso de medicina que irá ingressar ao mercado de trabalho.
O referido concurso possui como pré-requisito para médico da Atenção Básica a “graduação em Medicina, em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação; Certificado de conclusão de Residência Médica em Clínica Médica, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica, ou Título de especialista em Clínica Médica, reconhecido pela Associação Médica Brasileira e registrado no Conselho Regional de Medicina, e registro profissional ativo no Conselho Regional de Medicina”, ferindo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), assim como para MÉDICO INTERVENCIONISTA / REGIME DE PLANTÃO – SAMU e MÉDICO REGULADOR / REGIME DE PLANTÃO – SAMU.
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) – PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017- no capítulo 3 “ INFRAESTRUTURA, AMBIÊNCIA E FUNCIONAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA” consta no item “3.4 Tipos de Equipe” que tanto para Equipe de Saúde da Família (eSF) quanto para Equipe da Atenção Básica (eAB) deve ser composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade.
A exigência da Residência em Clínica Médica ou “especialização em Clínica Médica” para profissionais que irão atuar na Atenção Básica além de estar em desacordo com a PNAB impede que os médicos egressos da UFRB atuem na rede municipal de Santo Antônio de Jesus.
Um edital publicado nestes termos, às vésperas da colação de grau da primeira turma, nos faz questionar acerca do compromisso da gestão municipal com o curso instalado nessa cidade. Reiteramos que os profissionais formados pela UFRB detêm as competências e habilidades necessárias para o exercício da Medicina, estando estes portanto qualificados para exercer o cargo de Médico da Atenção Básica e Urgência.
Neste contexto, o Centro Acadêmico repudia veementemente este edital que impede os médicos, recém-formados pela UFRB, a se inscreverem no Concurso Público e recomendamos um posicionamento da Gestão Municipal assim como a retificação deste edital, afinal não compactuamos com tamanha discrepância e desrespeito, não apenas ao profissional, mas muito mais, à população que deve ser a mais beneficiada.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE MEDICINA/ CCS-UFRB
MATÉRIA RELACIONADA: SAJ: Esclarecimento da Secretaria de Saúde sobre Processo Seletivo para cargos de MÉDICOS








Foto: Leitora do Tribuna do Recôncavo
Image by
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Foto: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotografia: Telma Galino
Foto: Reprodução/COPPA
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de Cristiano Cardoso por Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Video
PM
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Reprodução/ Video
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Itatim News
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Arquivo | Foto: Ney Santos
Foto: Najara Araújo/ Agência Câmara
Divulgação
Foto: Reprodução/ Vídeo/ YouTube/ Mercado Livre Brasil Oficial
Foto: Luciano Almeido
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Foto: Eduardo AndradeAscomSDE.jpeg
Divulgação
Arquivo Pessoal
Reprodução: Recôncavo no AR
FotoS: Reynaldo Felix / AgFpontes / Divulgação.
Edição: Tribuna do Recôncavo
Imagem de whekevi por Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Adam Vidal
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA
Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Reprodução
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Michael Schwarzenberger from Pixabay
Reprodução/ Video
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Reprodução
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Fotos: Divulgação
Divulgação
Luar do Recôncavo - Crédito: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Ethan Parsa por Pixabay
Foto: Joá Souza/GOVBA
Imagem de 영훈 박 de Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Edilson Oliveira
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Clara - PASCOM - SAJ
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Image by Simón Delacre from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Image by Veeka Skaya from Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotos: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça se preparam para mais uma edição repleta de grandes desafios. Crédito: Kelly Fuzaro/Band