Funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste iniciaram uma greve por tempo indeterminado na Bahia a partir da 0h desta quinta-feira (10). A paralisação ocorre após os trabalhadores rejeitarem as propostas apresentadas pelas instituições durante as negociações da campanha salarial.
Na base do Sindicato dos Bancários da Bahia, a proposta do Banco do Brasil foi rejeitada por 83,82% dos votantes. Na Caixa, o índice chegou a 97,52%. Entre os funcionários do Banco do Nordeste, 72,97% foram contrários à proposta apresentada.
Na Caixa, um dos principais pontos de discordância está relacionado ao Saúde Caixa. A proposta discutida prevê mudanças na forma de custeio do plano, incluindo cobrança de acordo com a faixa etária dos beneficiários.
Os bancários do Banco do Nordeste também decidiram pela paralisação. A organização do movimento na Bahia teve uma reunião marcada para esta quarta-feira (9), antes do início da greve.
As agências de bancos privados não fazem parte da paralisação. Os trabalhadores dessas instituições aprovaram a proposta para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
A greve foi formalizada pelo Sindicato dos Bancários da Bahia por tempo indeterminado para o Banco do Brasil e a Caixa.
Com informações de Sindicato dos Bancários da Bahia, Bahia Notícias e Acorda Cidade. Texto adaptado por Hélio Alves / Tribuna do Recôncavo.





















Imagem de Amber Clay por Pixabay


















Imagem Ilustrativa de Manfred Richter por Pixabay







Image by StartupStockPhotos from Pixabay












Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Imagem de Witch Fiction por Pixabay


























Foto: Léa Cunha





Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay






