Representantes de comunidades rurais de Ilhéus, no sul da Bahia, participaram nesta segunda-feira (14) de um encontro sobre os próximos passos do Projeto Parceiros da Mata. A iniciativa prevê o início dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em outubro.
A reunião tratou das demandas das comunidades e da participação das famílias nas próximas etapas do projeto. Entre as atividades produtivas discutidas estão as cadeias do cacau, mandioca, mel e leite, além de possibilidades de desenvolvimento da agroindústria.
Em Ilhéus e região, a previsão é atender aproximadamente 2 mil famílias, incluindo povos originários, quilombolas, assentados da reforma agrária e outras comunidades tradicionais.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, destacou a importância da assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar e ampliar as possibilidades de geração de renda.
A coordenadora executiva do projeto, Cida Oliva, ressaltou que a participação das comunidades é um dos eixos da iniciativa, com a proposta de construir ações de desenvolvimento sustentável de acordo com a realidade de cada localidade.
O encontro também contou com a participação da cacique Valdelice Tupinambá, de Olivença, que destacou a importância de conhecer as ações previstas e a forma como o projeto poderá contribuir com as comunidades indígenas.
O Projeto Parceiros da Mata é desenvolvido pela CAR, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A iniciativa atua em quatro Territórios de Identidade e tem previsão de beneficiar cerca de 352 mil pessoas em 77 municípios da Bahia.
Com informações da Assessoria de Comunicação da SDR/CAR. Texto adaptado por Hélio Alves / Tribuna do Recôncavo.











Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil






Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay



































Imagem de Amber Clay por Pixabay

















Imagem Ilustrativa de Manfred Richter por Pixabay






Image by StartupStockPhotos from Pixabay












Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Imagem de Witch Fiction por Pixabay






