O Sesc Bahia realiza, de 7 a 9 de outubro de 2026, a segunda edição da Semana Literária de Santo Antônio de Jesus. Com entrada gratuita, o evento reúne apresentações literárias e teatrais, palestra, debates, roda de conversa e shows no Sesc Santo Antônio de Jesus.
Neste ano, a programação tem como tema “Literatura: Vozes Ancestrais” e busca aproximar o público de diferentes formas de expressão ligadas à literatura, à memória e à cultura. A agenda contempla atividades para crianças e adultos e é aberta à comunidade, além de estudantes, educadores, artistas, escritores e trabalhadores do comércio e seus dependentes.
Entre os destaques está a participação da escritora Kiusam de Oliveira, que estará em dois momentos da programação. No dia 7, às 19h, ela apresenta a palestra “Palavras que acolhem: literatura, memória e encantamento”. Já no dia 8, às 14h30, participa da mesa de debate “Herança viva: literatura e ancestralidade”, ao lado de Ananda Luz.
A programação também inclui atividades voltadas à cultura popular e às manifestações da oralidade. No dia 9, às 9h30, BL4CK, Val Maloca e Tulipa Negra participam da roda de conversa “Rimas e Rumos”. À tarde, às 14h30, será realizada a apresentação musical infantil “Cadeira de Brin”.
O encerramento da Semana Literária acontece na noite do dia 9, às 19h, com apresentação do grupo Samba de Nicinha e Raízes de Santo Amaro.
Programação da Semana Literária
7 de outubro
14h30 – Apresentação teatral “Meninas contam a Independência”
19h – Palestra com Kiusam de Oliveira: “Palavras que acolhem: literatura, memória e encantamento”
8 de outubro
9h30 – Apresentação literária “Mameto Samba”, com Mário Omar
14h30 – Mesa de debate com Kiusam de Oliveira e Ananda Luz: “Herança viva: literatura e ancestralidade”
9 de outubro
9h30 – Roda de conversa com BL4CK, Val Maloca e Tulipa Negra: “Rimas e Rumos”
14h30 – “Cadeira de Brin”, apresentação musical infantil
19h – Show de encerramento com Samba de Nicinha e Raízes de Santo Amaro
Serviço
II Semana Literária de Santo Antônio de Jesus
Data: 7, 8 e 9 de outubro de 2026
Local: Sesc Santo Antônio de Jesus
Endereço: Avenida Carlos Fernando Amaral, s/n, após a UFRB
Entrada: gratuita
Para grupos escolares, é necessário realizar agendamento previamente.
Com informações do Sesc Bahia. Texto adaptado por Hélio Alves / Tribuna do Recôncavo.




































Imagem de Amber Clay por Pixabay

















Imagem Ilustrativa de Manfred Richter por Pixabay







Image by StartupStockPhotos from Pixabay












Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Imagem de Witch Fiction por Pixabay





















