Teve início nesta quinta-feira, dia 12, e segue até domingo, dia 15, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, a I FLISAJ (Festa Literária de Santo Antonio de Jesus). Com o tema, “Entre Prosas, versos e rimas”, o evento é promovido pelas secretarias municipais de Cultura, Turismo e Juventude e SESC/BA, com o apoio da UNEB Campus V. O evento acontece no formato presencial na Praça Padre Mateus, “com o intuito de promover uma interação entre escritores, leitores e artistas com o público presente”, disse Tau Tourinho, Artista Visual e integrante da Comissão Organizadora da FLISAJ, que estará na LIVE Tribuna ON desta sexta, dia 13.

De acordo com Tourinho, o evento contará com uma vasta programação que inclui: Palestras, lançamento de livros, apresentações artísticas, ações formativas, dentre outras atrações culturais/literárias, tendo como convidados, dentre outros, o escritor santoantoniense Fernando Vita, o historiador e antropólogo Cacau Nascimento, as poetas Rita Queiróz e Guilliana Almeida.

Sobre a importância da realização de uma FESTA LITERÁRIA, a professora, poeta, escritora e colunista do site TRIBUNA DO RECONCAVO, comenta:  O termo “Festa” remete a um encontro de pessoas com finalidade comemorativa. O termo “Literária(o)” faz referência à literatura, sendo traduzida como uma forma de expressão artística da linguagem escrita que envolve a variedade linguística contida na Língua Portuguesa.

Festa Literária, também denominada de Feira Literária, é um evento organizado pelos setores públicos e privados, aberto ao público e com uma programação cultural que inclui outras modalidades artísticas, onde a leitura é o foco principal, objetivando o incentivo e o despertar para o ler com prazer, reconhecendo a importância do livro como veículo de difusão do conhecimento, de entretenimento, símbolo da resistência da Cultura Literária.

Maria do Carmo ressalta também a importância da Feira Literária como uma ponte de ligação entre  leitores e os escritores que estão divulgando suas obras e dedicando-se a preservação da arte literária, oportunizando também uma maior visibilidade à produção literária de escritores locais e regionais.

Matéria: Tribuna do Recôncavo®