Após paralisação, INSS realiza mutirão nos sábados de julho para atender perícias pendentes

Após a paralisação de técnicos e médicos peritos, que durou quase dois meses, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar um mutirão no mês de julho para realizar parte das perícias que ficaram pendentes durante a greve dos servidores.

Os atendimentos normalmente ocorrem de segunda a sexta-feira. Em julho, no entanto, por conta da demanda acumulada, o expediente acontecerá também aos sábados em Salvador e cinco cidades do interior onde há grande número de agendamentos: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itapetinga e Santa Maria da Vitória.

Os postos vão funcionar das 7h às 14h e o beneficiário deve entrar em contato com a central telefônica do órgão para agendar o atendimento.

Metro1

Bolsonaro lidera com 39,7% em São Paulo; Lula soma 36,4%, revela Paraná Pesquisas

Foto: Clauber Cleber Caetano/ PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto em São Paulo, com 39,7%, com o ex-presidente Lula (PT) está na segunda posição, com 36,4%. Os dados são de levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado neste domingo (7).

Na pesquisa anterior feita pelo Instituto, em maio, Bolsonaro aparecia com 39,1% das intenções de voto em São Paulo e Lula com 35%. A diferença entre os presidenciáveis caiu de 4,1 para 3,3 pontos percentuais. Em São Paulo, Bolsonaro tem mais votos entre os homens (47,7%), enquanto Lula tem maioria entre as mulheres (41%), ainda segundo a pesquisa.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) registraram tendência de aumento de intenção de votos. Ciro tinha 4,2% em pesquisa de abril e agora chega a 7,7%. Já Tebet tinha 0,8% no mesmo período e agora soma 1,7%. (mais…)

Casos de varíola dos macacos chegam a 76 em todo o Brasil

Imagem de Carlos Insignares por Pixabay

O Ministério da Saúde informou neste domingo (3) que, até o momento, 76 casos de varíola dos macacos (monkeypox) foram confirmados em todo o país.

Desse total, foram registrados um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.

“A pasta, por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”, disse o ministério.

Metro1

Alagoas tem 50 municípios em estado de emergência por causa das chuvas

O estado de Alagoas reconheceu a situação emergencial em mais 15 municípios devido às chuvas que caem na região. Com a medida, segundo a Agência Brasil, o estado está com cerca de 50 municípios em situação anormal desde maio, quando houve o aumento dos estragos causados pelas enchentes e o número de desabrigados.

O decreto publicado neste sábado (2) declara a emergência pelo período de 180 dias nos municípios alagoanos de Atalaia, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Limoeiro de Anadia, Murici, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Santana do Mundaú, São José da Laje, Satuba, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa.

Antes da medida, a situação emergencial foi decretada em pelo menos 35 municípios. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. (mais…)

Negros são a maioria das vítimas de crimes violentos no Brasil

Image by MasterTux from Pixabay

Segundo o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no início da semana, pessoas negras ainda são a maioria das vítimas em crimes violentos.

Entre as mortes violentas intencionais – como homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes por intervenção policial -, 78% foram de negros e 21,7% de brancos. Enquanto isso, a população negra brasileira representa 56% do total, segundo o IBGE.

Quando analisado apenas as mortes pela polícia, a discrepância é ainda mais evidente: 84% dos alvos policiais são negros. Em 2021, o índice de brancos mortos pela polícia apresentou queda de 31%, mas cresceu 5,8% entre os negros, em comparação ao ano anterior. (mais…)

Casos de varíola dos macacos triplicaram em duas semanas, diz OMS

Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma nota nesta sexta-feira, dia 01º afirmando que os casos de varíola dos macacos na Europa triplicaram nas duas últimas semanas. A OMS pediu uma ação “urgente e coordenada” contra proliferação da doença, visto que a região continua sendo o epicentro mundial.

O comunicado é assinado pelo Diretor Regional da instituição para a Europa, Dr. Hans Henri P. Kluge, que pontuou que o risco de varíola na região é alto, “dada a ameaça contínua à saúde pública e a rápida propagação”.

Kluge observou que, por mais que o Comitê de Emergência do RSI tenha aconselhado que o surto não seja considerado Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, esta posição vai ser reavaliada “em breve”.

Metro1