Após discurso de Bolsonaro, Rui diz que não vai ‘baixar a guarda’ e pede união contra o coronavírus

O governador da Bahia, Rui Costa, se posicionou, nesta quarta-feira, dia 25, pela manhã, após o presidente Jair Bolsonaro desestimular medidas gerais de restrição contra o coronavírus, em pronunciamento na noite desta terça-feira, dia 24.

Por meio das redes sociais, Rui reafirmou o compromisso de “não baixar a guarda” no combate à disseminação do vírus e pediu união para superar a “grave crise” causada pela pandemia. “É momento da Bahia unida independente das suas preferências políticas, das suas crenças, dos credos”, escreveu.

Rui ainda se disse solidário aos estados do Nordeste e a todo o Brasil. “É uma guerra. Que Deus nos dê equilíbrio e força”, afirmou.

Metro1

Bolsonaro confirma que ministro de Minas e Energia tem coronavírus

Foto: Bruno Spada/ MME

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, teve o diagnóstico positivo para o coronavírus, segundo informou o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).

A informação foi divulgada por ele nesta quarta-feira, dia 18, em coletiva de imprensa em Brasília. Inicialmente, o ministro havia testado negativo para o Covid-19.

Mais cedo, o chefe do gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, confirmou que testou positivo para a doença. O militar esteve com o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) na recente visita de trabalho aos Estados Unidos.

Metro1

PDT quer que a Justiça obrigue Bolsonaro a fazer quarentena por coronavírus

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O PDT ingressou com uma ação judicial de urgência para que o presidente da República, Jair Bolsonaro,  seja obrigado a entrar em quarentena e fique proibido de manter contato, incitar ou organizar manifestações populares até a volta da normalidade das questões de saúde pública. A ação tramita na Justiça Federal do Distrito Federal.

Segundo a ação, Bolsonaro coloca em risco a saúde dos cidadãos ao desrespeitar recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combate contra o novo coronavírus. “Não se trata do cuidado com a sua saúde individual, mas com a responsabilidade compartilhada de estar inserido em uma comunidade”, diz o documento. Apesar de inicialmente ter pedido a apoiadores que não fossem aos atos deste domingo, dia 15, por conta da propagação do vírus, o presidente estimulou os protestos com postagens nas redes sociais e ainda participou das manifestações em Brasília.

O presidente, sem uso de máscara, tocou manifestante e manuseou os celulares de alguns para fazer selfies. Até o momento, 13 pessoas que estiveram com Bolsonaro durante viagem a Miami (EUA) estão infectadas com o Covid-19. Segundo o partido de oposição, a decisão judicial de impor a quarentena não diminuiria ou vilipendiaria os direitos do presidente, já que ele poderia exercer as suas funções em resguardo, via redes sociais.

Bahia Noticias

Bolsonaro se diz ‘bem’ e confirma novo exame de coronavírus

Foto: Marcos Corrêa/ PR

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) confirmou que será examinado mais uma vez para o  novo coronavirus nesta segunda-feira, dia 16. A orientação que o presidente recebeu é de manter isolamento até a data do teste.

No entanto, ele ignorou as recomendações e participou de um ato pró-governo, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, que reuniu centenas de pessoas. Em primeira avaliação, houve uma contraprova que testou negativo para o Covid-19.

No entanto, questionado duas vezes em entrevista, Bolsonaro disse que está se sentindo “muitíssimo bem”. “Querer colocar a culpa de uma possível expansão do vírus na minha pessoa porque eu vim saudar alguns na frente aqui da presidência da República num movimento que não convoquei é querer se ver livre da responsabilidade que é de todos nós”, disse o presidente.

Redação: Metro1 | Informações: Rádio Bandeirantes

Bolsonaro desmente imprensa internacional e diz que exame deu negativo para a Covid-19

Foto: Isac Nóbrega/ PR

O presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais, por volta das 12h40, que o exame realizado no laboratório HFA/Sabin, em Brasília, atestou negativo para o Covid-19.

Assim, o presidente não está com coronavírus, como publicou o site da Fox News mais cedo. Acompanhando o tweet, Bolsonaro publicou uma foto em que aparece dando uma “banana” para jornalistas.

De acordo com a publicação, o filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro, havia confirmado o resultado positivo do primeiro teste.

Bahia.Ba

Monitorado, Bolsonaro está próximo da faixa de risco para o coronavírus

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Depois que o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, testou positivo para coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro e outros integrantes da comitiva que foi aos Estados Unidos junto com Fábio estão sendo monitorados. Bolsonaro completa 65 anos no próximo dia 21 e estaria próximo à faixa de idade de risco dos infectados pelo coronavírus.

Nesta semana, uma equipe de cientistas chineses analisaram 191 pacientes internados em dois hospitais de Wuhan, dos quais 54 morreram. O estudo constatou que idade avançada, problemas de coagulação sanguínea e sintomas de septicemia são os três principais fatores de risco de morrer com a doença causada pelo vírus.

A idade média dos que morreram é de 69 anos, em comparação com os 52 anos dos sobreviventes. Fábio Wajngarten foi um dos mais próximos do presidente durante a viagem. Ele publicou inúmeras fotos nas redes sociais e também teve contato com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Bahia.Ba