SAJ: Vereadores aprovam contas do ex-prefeito Humberto Leite

Foto: Reprodução/ Vídeo/ Infosaj

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, desta terça-feira (14), a principal pauta foi votação das contas do ex-prefeito Humberto Leite, referentes ao exercício de 2016.

Segundo o vereador Chico de Dega, as contas foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores. “Nós observamos que as contas já tinham sido aprovadas pelo Tribunal de Contas e dificilmente elas são aprovadas por unanimidade, porque todo Tribunal aprova com ressalvas”, disse.

Chico de Dega lembra que até mesmo um dos vereadores que tinha criticado as contas de Humberto, na data de hoje voltou atrás e votou a favor desta aprovação. “Tinha vereador que sempre votava por abstenção ou contra, fez diversas acusações ao governo de Humberto, a consciência doeu e hoje ele consagrou acatando que as contas estavam corretas”, disse Chico, o qual era líder do governo na época.

Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Valente

Mutuípe: Paróquias realizam Santas Missões Populares Redentoristas

Foto: Divulgação

As Paróquias São Roque e Santo Antonio, na cidade de Mutuípe, no Vale do Jiquiriça, estão realizando as Santas Missões Populares Redentoristas, entre os dias 09 a 29 do mês em curso, com a participação de padres e missionários leigos que de forma mais intensa, estarão propagando o Evangelho nas comunidades urbanas e rurais através de visitas, encontros e celebrações, contribuindo para um grande momento de fortalecimento e renovação espiritual de seus fiéis.

Padre José Roberto, pároco da Paróquia São Roque define este momento como um tempo de graça para os paroquianos das duas paróquias, “pois as pessoas estão muito entusiasmadas com tudo que está ocorrendo nesse período”, disse.

A Celebração de abertura das Santas Missões foi realizada na última quarta-feira (08/05) na Matriz de São Roque, e o encerramento será realizado no próximo dia 29 às 19 horas, no espaço da Feira Livre, com uma programação especial que inclui caminhada, celebração eucarística e show musical católico. Os padres José Roberto e Nilvandro, das respectivas Paróquias, contam com a participação de todos!

Texto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo (mais…)

Rafael Jambeiro é contemplada com trator, aparelhos para Hospital e recuperação de rodovia

Foto: Daniel Ferreira

O município de Rafael Jambeiro (BA) foi contemplado pelo Governo do Estado, nesta terça-feira (14), com a ordem de serviço para a recuperação da BA 490, rodovia que liga a BR 242 ao município. A ex-prefeita de Rafael Jambeiro e atual secretária estadual de Relações Institucionais, Cibele Carvalho, representou na solenidade o governador Rui Costa, que cumpre missão diplomática na China.

Também foi feita a entrega de um trator com implementos para a Associação de Produtores Rurais, de certificados de imóveis rurais e de um aparelho de raio x e ultrassonografia para o Hospital Municipal. Ainda foi dada a ordem de serviço para a reforma do Colégio Estadual Ana Lúcia Magalhães.

A obra na unidade escolar inclui pisos e revestimentos cerâmicos nas paredes e no passeio, pintura, recuperação estrutural e instalação de alambrado. O colégio, que atende a 550 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), receberá um investimento de R$ 274.127,82, informou a Secretaria de Educação.

A atividade, que fez parte das comemorações pelos 34 anos de emancipação política do Município, contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Rural Josias Gomes, secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, secretário de Educação Jerônimo Rodrigues, dos vereadores Carminha, Júnior de Zelinho e Toi de Cirilo. Além do deputado estadual Róbson Almeida (PT).

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM- Dep. Robson Almeida

Amargosa: Prefeitura apresenta programação do São João 2019

Arte: Divulgação

O São João da cidade de Amargosa (BA) terá como tema em 2019 “O São João dos Encontros”. A expectativa da gestão municipal é que cerca de 100 mil pessoas passem pela cidade em cada dia de festa, que acontece na Praça do Bosque, entre os dias 19 e 24 de junho.

As atrações são: Flor Serena, Geraldo Azevedo, Xand Avião, Del Feliz, Forró do Tico, Estakazero, Maciel Melo, Targino Gondim, Seu Maxixe, Júlio César, Chambinho, Colher de Pau, Dorgival Dantas, Lara Amelia e Marília Mendonça.

A novidade deste ano é que o São João de Amargosa vai aquecer os corações dos amargosenses e de todos os visitantes, contando histórias de encontros que são proporcionados na cidade neste período, sejam entre amigos, entre famílias, ou encontros de amor. (mais…)

Oficinas para reduzir impacto dos resíduos sólidos são realizadas no Recôncavo e litoral baiano

Foto: Divulgação/ SETUR

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da capacidade de gestão dos resíduos sólidos em municípios do Recôncavo e litoral baiano, a Secretaria do Turismo do Estado está realizando oficinas públicas para elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

As atividades começaram na última segunda-feira (13) em Salinas da Margarida, e passou por Nazaré das Farinhas nesta última terça-feira (14). As oficinas serão realizadas em Cachoeira nesta quarta (15), em Santo Amaro nesta quinta (16) e em Simões Filho na sexta (17). As aulas são direcionadas também a municípios vizinhos dessas cidades, totalizando 12 municípios, que estão inseridos no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur.

O Secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco lembra que o Prodetur tem por objetivo incrementar o turismo náutico-cultural na zona turística Baía de Todos-os-Santos. “Além de obras físicas, o programa também visa o desenvolvimento do turismo como uma atividade econômica sustentável, de forma a preservar os recursos naturais e gerar empregos formais e renda para a população dos municípios”, explica.

Editado por Tribuna do Recôncavo | Reportagem: Eduardo Bastos/ SETUR

Varzedo: Prefeitura assina convênio para implantação do sistema de ensino militar

Foto: Edinei Dantas

O prefeito de Varzedo, Ari Bahia (PSC), assinou nesta segunda-feira (13), um termo de cooperação técnica com a Polícia Militar, para implantação do “Sistema de Ensino dos Colégios Militares – CPM”. O objetivo do termo é, em parceria com a PMBA, implementar o regime disciplinar nas escolas de Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano), utilizando policiais militares da reserva remunerada para serem os tutores disciplinares dos alunos.

Estiveram presentes na audiência em Salvador-BA, o Comandante Geral da PMBA, Cel. Anselmo Alves Brandão; o prefeito Ari Bahia; o vice-prefeito Gilmar Bitencourt, a secretária de administração Juliana Pedreira Dantas, a secretária de educação Gleide Malaquias; e o comandante do 14ª BPM de Santo Antônio de Jesus, Tenente Coronel César de Sá Pacheco.

No novo regime a ser implantado, as crianças e adolescentes, regularmente matriculadas no estabelecimento escolar, recebem instruções militares, noções de civismo e direitos humanos, além de aulas de cidadania, requisitos de hierarquia e comportamento. A escola será dirigida em parceria,  a disciplina será de responsabilidade da equipe da Polícia Militar e a parte pedagógica será mantida sob a gestão da Secretaria Municipal de Educação.

O compromisso da prefeitura será o de continuar inovando e investindo em uma educação transformadora, o que contribuirá decisivamente para a formação e o futuro das crianças e jovens do nosso município.

LCS Assessoria