“O preconceito não cabe no coração. Beleza Negra é a luz e o reconhecimento…de um povo tantas vezes esquecido e sofrido(…)

Essas duas primeiras estrofes da nova canção do Pérolas Negras, traduzem bem o que significa o desfile na história dos municípios onde acontece o desfile: Santo Antônio de Jesus, Nazaré, Valença e Salvador. O Concurso Beleza Negra e Multirracial Pérolas Negras vai completar 22 anos de realização em Santo Antônio de Jesus, em 28 de Setembro, dia em que será realizada a edição 2019 do evento, às 18h, no Centro Cultural.

Reconhecer a beleza negra e exaltar a cultura afro-brasileira são ações afirmativas eficazes no combate ao racismo. Pouco mais de duas décadas depois de realização, o produtor cultural Adão Andrade (que criou o evento em 1996) afirma que, em conjunto com outras ações que acontecem a nível global ou local com o mesmo intuito, o Pérolas conseguiu mudar a forma com a qual a sociedade passou a olhar para o negro e quebrar muitos tabus e preconceitos.

É na verdade, o que se espera de um desfile que dá oportunidade a jovens afro-descendentes entre 14 e 30 anos, independente de sua estética, de mostrarem o seu talento. Desfile esse que mistura na passarela pretos e brancos (desde o ano 2000 é realizado dentro do Pérolas Negras o Desfile Multirracial) e que insere a música, a dança e a poesia, dando oportunidade a grupos culturais e artistas locais e por vezes, trazendo participações de outros já reconhecidos nacionalmente como foi o caso do ator global SÉRGIO MENEZES que veio em 2017 e a Deusa do Ébano do Ilê Ayiê GISELE SOARES que foi presença vip ano passado.

O próprio produtor, tradicionalmente dança afro na abertura do desfile, reforçando a importância que tem a inserção da arte no evento, pois sabe-se que a arte é uma grande ferramenta de resgate social. O desfile premia principalmente a estética negra, onde um casal é escolhido para representar o Concurso Pérolas Negras durante um ano. Esse evento cultural que virou tradição em Santo Antônio de Jesus, está prestes a encerrar suas inscrições para 2019 e os ensaios já estão acontecendo uma vez por mês, até a data do desfile.

 

Destaques

A exemplo de já ter revelado a Miss Bahia no ano de 2001 (Oldeane Fonseca) e a Miss Top Model Sesc Bahia em 2014 (Élida Bernado) e o Rei da Vaquejada de Serrinha 2016 (Manley Neves) e o atual Mister Verão de Salvador (Bruno Correia), o Pérolas Negras segue revelando jovens que ganham títulos afora e seguem adiante com a carreira dos sonhos.

 

Concurso Pérolas Negras completará 22 anos de realização em Santo Antônio de Jesus - saj, noticias

Júnior Sampaio e Jennifer Cerqueira, vencedores do Pérolas Negras 2018 | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

 

Os vencedores em 2018 foram:

MISTER PÉROLA NEGRA 2018 – JOSÉ SAMPAIO JÚNIOR SANTOS JÚNIOR – 20 ANOS

MISS PÉROLA NEGRAS 2018 – JENNIFER CERQUEIRA NASCIMENTO – 13 ANOS

MISS MULTIRRACIAL 2018 – CECÍLIA DE JESUS ALMEIDA 15 ANOS

MISTER MULTIRRACIAL – OS IRMÃOS GÊMEOS VITOR E VINÍCIUS – 18 ANOS

MISTER BAHIA PÉROLA NEGRA 2018 – RIQUE RAMOS DE JESUS JÚNIOR – 19 ANOS (Salvador)

MISS BAHIA PÉROLA NEGRA 2018 – MARIANE DOS SANTOS SILVA – 20 ANOS (Salvador)

 

Tema 2019

Este ano os participantes vão desfilar com o tema NEGROS DO LUXO, que vai mostrar um pouco do glamour do universo negro, divergindo de uma cultura que associa a imagem do negro apenas a violência, desemprego e outras mazelas sociais, assim como a do Continente Africano é associada apenas à fome, doenças e guerras. Hoje existe no Brasil e no mundo, um movimento para desconstruir essa visão, começando pela correção nos livros de história e com políticas intensivas de inclusão racial. O Pérolas Negra propõe um tema para mostrar que o lugar do negro é onde ele quiser, inclusive nas passarelas ou em grandes editoriais de moda.

 

SERVIÇO

O que: Concurso Pérolas Negras

Quando: Dia 28 de Setembro de 2019

Onde: Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus

Horário: 18 horas

Ingressos: Inteira 20 Reais (Começam a ser vendidos em Junho na Roupa Nova)

Produção: Adão Andrade 75 9 8857 4051

 

Apoio: Tribuna do Recôncavo