Aconteceu nos dias 6, 7 e 8, no Parque de exposições, em Salvador, o Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica (RCC), em comemoração aos 50 anos do movimento na Bahia, reunindo os grupos de oração das 23 dioceses do estado.
O evento católico deu início na sexta-feira à noite com a Santa Missa, prosseguiu no sábado durante o dia, concluindo com o show de Walmir Alencar, um dos ícones da música católica, numa noite carismática de muita unção, louvor e testemunho de sua conversão. No domingo a comemoração foi marcada por homenagem aos ex-coordenadores que já foram presidentes do movimento da RCC Bahia; além da história do nascimento da Renovação Carismática Católica no estado.
O evento jubilar carismático foi marcado por louvor, oração, pregação, Santa Missa, profecias, Adoração, homenagens, show musical, testemunhos, encenação, confissões, etc, além de promover a unidade entre as 23 dioceses da Bahia, contemplando um público de todas as idades. Também houve o Congressinho destinado ao público infanto juvenil, conduzido pelo ministério para crianças e adolescentes.
Estiveram presentes no Congresso Ricardo Santos, presidente estadual da RCC Bahia; Rinaldo Oliveira, presidente estadual da RCC São Paulo; Vinícius Simões, presidente nacional da RCC Brasil; frei Cristóvão, assessor eclesial da RCC Bahia; Dom Juraci Gomes de Oliveira, bispo da Diocese de Amargosa; Dom Valter Carvalho, bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador; Dom José Edson, bispo da Diocese de Eunápolis; padre Gabriel Vila Verde, da Diocese de Cruz das Almas; além de outros padres e diáconos; o conselho estadual; conselhos diocesanos e grupos de oração.
No último sábado (07) Dom Juraci pregou e conduziu o Momento de Adoração durante o Congresso Estadual da RCC-BA.
SOCIAL: Durante o evento o ministério da promoção humana nos grupos de oração arrecadou materiais de higiene pessoal para as pessoas em situação de rua, os quais foram distribuídos em diversos bairros de Salvador.
Um cenário profético e inspirador foi montado próximo ao palco do Congresso com as imagens de Senhor do Bonfim, Nossa Senhora e Santa Dulce dos pobres. O Congresso jubilar ficou marcado na história da Renovação Carismática Católica da Bahia e no coração de cada um que esteve presente.
Matéria: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo.