Como parte das comemorações dos 5 anos da Diocese de Cruz das Almas (BA) e aniversário de 126 anos do município, será inaugurado no dia 29 de Julho, sábado, às 9h, na Praça Senador Temístocles, o Memorial Monsenhor José de Souza Neiva. O monumento construído pela Gestão Municipal, ao lado da Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, tem como objetivo preservar a memória do Monsenhor Neiva, Pároco de Cruz das Almas durante 54 anos.
O Memorial vai contar com uma escultura, representando o busto do Monsenhor Neiva, e com uma exposição permanente de um acervo físico e virtual contendo fotos, vídeos e documentos que narram a biografia do homenageado. A homenagem resulta da Lei Municipal nº 2805 aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada em 2 de dezembro de 2021 pelo Executivo Municipal.
A construção do monumento foi anunciada oficialmente no dia 29 de Julho de 2022 com o lançamento da pedra fundamental, na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, com a presença do Bispo Diocesano e do prefeito Ednaldo Ribeiro. Em seguida, Dom Antônio Tourinho constituiu uma Comissão Diocesana responsável por tratar das homenagens pela memória póstuma ao Monsenhor, a serem prestadas por ocasião do 5º aniversário de instalação da Diocese de Cruz das Almas comemorado em 2023.
Monsenhor José de Souza Neiva
Natural de Dom Macedo Costa, nasceu em 9 de abril de 1917. Ainda na infância descobriu a vocação para o sacerdócio. Foi ordenado presbítero em 21 de março de 1942. Em 6 de março de 1966 foi nomeado Pároco de Cruz das Almas, onde residiu até seu falecimento em 13 de outubro de 2020 ,com 103 anos de idade e 78 anos de sacerdócio.
Reportagem: Mário Jorge/PASCOM.