A programação da 11ª Feira do Umbu do território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru, desta quinta-feira (11), teve como tema “Umbuzeiro: símbolo de resistência e sabedoria do sertão”. Pela primeira vez, o evento é realizado de forma virtual, em decorrência dos riscos de contaminação da Covid-19. Este primeiro dia foi marcado pela realização do seminário temático com o tema “produção, comercialização e segurança alimentar e nutricional nos períodos de pandemia”.
O seminário contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), Josias Gomes, do coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do estado da Bahia (Fetraf BA), Rosival Leite, e do vereador do município de Senhor do Bonfim, Rê do Sindicato.
“Para agregar valor é importante beber na fonte. Então, que a gente possa extrair da experiência de cada um agricultor e de cada agricultora como é que eles têm transformado em renda este fruto que faz a umbuzada, que faz a cocada. Os usos são diversos e o que importa pra gente é dar condições de agregar valor a este fruto sagrado. A ideia é impulsionar para melhorar a renda e gerar renda para os agricultores familiares da região”, destacou o secretário Josias Gomes ao mencionar a importância da cadeia produtiva do umbu.
Em sua explanação, o secretário ratificou o quão cara é a agricultura familiar para o Governo do Estado e apresentou números importantes sobre investimentos que têm sido feitos no território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru, por meio de projetos como o Pró-Semiárido e o Bahia Produtiva. São mais de R$ 55 milhões direcionados para a agricultura familiar, que beneficia cerca de 15 mil agricultores e agricultoras familiares com ações para o fomento da caprino-ovinocultura, agroindustrialização e assessoramento técnico continuado.
Sobre a importância do evento, o vereador Rê do Sindicato, que é também um dos idealizadores da Feira, destacou a importância de desenvolver ações que garantam o beneficiamento e a comercialização do umbu para os mercados locais e institucionais como PAA e PNAE.
“Nós temos organizado essa feira sempre contando com o apoio do Estado. O objetivo é mostrar este fruto nativo e importante para geração de renda, alimentação humana e animal, como também mostrar que é preciso mais investimentos para a área do umbu”, salientou.
O Seminário tratou ainda das estratégias de comercialização em tempos de pandemia. Acerca do tema, Rosival Leite exemplificou ações com sistemas de “drive-thru e delivery”, adotados por cooperativas, associações e pelo próprio comércio varejista. Nesta perspectiva de comercializar a produção da agricultura familiar local, durante o seminário foram expostas peças de artesanato, alimentos beneficiados e outras produções que estarão disponíveis para venda durante os dois dias de evento.
Quem tiver interesse em adquirir a produção da agricultura familiar do território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru pode fazer seu pedido pelo site da feira, no endereço www.feiradoumbu.com.br. Amanhã a programação do evento contará com o seminário territorial de mulheres rurais no empoderamento socioeconômico.
A Feira é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Senhor do Bonfim e conta com diversos parceiros, entre eles, o Governo do Estado, por meio do Pró-Semiárido, projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
ASCOM/ SDR-CAR


Fotos: Divulgação

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
PM 
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo. 
Foto: Arquivo Pesssoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Laura Artal por Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
PM
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Imagem Ilustrativa | Foto: lil_foot/ Pixabay
Foto: Milena Monteiro - Secti BA
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Imagem de spoiu23 por Pixabay
Arquivo Tribuna do Recôncavo / 2019
Foto: André Fofano
Foto: André Frutuôso
Imagem ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Douglas Amaral
PRF
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Colin Behrens por Pixabay
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Thomas G. de Pixabay
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Felphs Oliveira/EC Vitória
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Video
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Foto: André Fofano
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem por jeferrb do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem: WhatsApp Mídia Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
PC
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Video
Foto: Rebeca Falcao SeagriBA
Video
Foto: Deivison Trindade
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Bahia10.Com.Br
Video
Image by WikimediaImages from Pixabay
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
PM
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Image by Adriano Gadini from Pixabay