Um incêndio atingiu uma área florestal na BR-242, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. As chamas atingiram mais de 10 km de vegetação. Por causa de vegetação muito seca, o fogo se espalhou rapidamente. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, algumas chamas chegaram a atingir cinco metros de altura.
Os bombeiros ainda informaram que a fumaça invadiu a pista e atrapalhou a visibilidade dos motoristas que passavam pelo local. Seis soldados do Corpo de Bombeiros, em uma viatura, tentaram conter as chamas. A água disponível no veículo não foi suficiente e a viatura precisou ser reabastecida. O oeste da Bahia está enfrentando um longo período de estiagem, há quase 7 meses. As altas temperaturas, que chegam a quase 40ºC, e o vento constante favorecem a ocorrência de queimadas na região.
Outros incêndios atingiram regiões da Bahia desde setembro. O registro mais recente foi entre as cidades de Andaraí e Mucugê, na Chapada Dimantina. Os primeiros focos começaram a aparecer na terça-feira (06). Bombeiros tentar combater o fogo. Na cidade de Barra, que fica no oeste, o incêndio na vegetação é combatido há mais de 15 dias. Também houve registros na Lagoa das Bateias, em Vitória da Conquista, Morro do Bittencourt, na cidade de Rio de Contas (Chapada Dimantina), Morpará e Xique-Xique, Sento Sé, Pilão Arcado e Guanambi.
G1/ Bahia