Os estudantes do 9º Semestre do Curso de Direito da Facemp, em Santo Antõnio de Jesus, da disciplina Direito Coletivo do Trabalho, que tem como professora Dra. Aline Passos, fizeram uma visita técnica ao Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus, na tarde desta quinta-feira, dia 9.
Para a professora Aline, essa visita proporcionou aos estudantes aliar a teoria com a prática, especialmente entender o funcionamento dos sindicatos e o contexto pós reforma trabalhista.
Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, a advogada do sindicato, Dra. Cinthia Costa, falou que a visita dos alunos da Facemp ao Sindicato dos Comerciários foi muito importante porque os futuros operadores do direito tiveram a oportunidade de conhecer a entidade.
“Isso é importante para tirar os preconceitos que algumas pessoas tinham, ou para ratificar o que muita gente já sabe sobre o sindicato, um órgão que está sempre em defesa do trabalhador e que ultimamente tem sofrido muito diante da reforma trabalhista que entrou em vigor em novembro de 2017 e agora, em março desse ano, com a aprovação da MP 873/2019, foi retirada a obrigatoriedade do desconto em folha das contribuições devidas ao sindicato, inclusive dos trabalhadores que já tinham autorizado o desconto. Então, ter estudantes de Direito aqui de nossa cidade, alguns inclusive trabalhadores do comércio, para poder fazer esse debate, foi muito enriquecedor”, disse Costa.
Ouça no play abaixo a entrevista completa com Dra. Cinthia Costa:
Também houve a explanação feita pela ex-presidente do Sindicato dos Comerciários, Aline Patrícia que falou, entre outros assuntos, sobre os principais motivos que levam o trabalhador do comercio a buscar auxílio na instituição, que são: assédio moral e jornada de trabalho. Ela também falou que nos últimos 3 anos, após a reforma trabalhista, a negociação com o Sindicato Patronal ficou mais difícil e o Sindicato dos Comerciários teve que ceder vários direitos.
Texto e reportagem: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo