FLIPAR 2025 divulga balanço final com público recorde de 30 mil pessoas

Foto: Cristiano Cardoso

A Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu – FLIPAR divulgou o balanço final da quarta edição, realizada no período de 21 a 23 de agosto. O resultado foi impactante: 30 mil pessoas circularam nos três dias da festa. É quase o dobro do público da edição de 2024, quando foram registradas 17 mil pessoas. ‘Para nós é uma felicidade constatar que a FLIPAR cresce a cada ano. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma André Reis, idealizador e coordenador geral da festa. “É a comprovação de que FLIPAR já se tornou um dos principais eventos literários do Recôncavo’, afirma Pedro de Paulino, prefeito da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu.

Foram três dias intensos com uma programação diversificada, gratuita, que incluiu bate-papo literário, lançamento de livro e de cordel, contação de história, oficina de cordel, além de apresentações culturais. Com o tema Um Mundo Chamado Cordel, a festa prestou uma homenagem ao cordelista Pedro Braz, falecido em janeiro deste ano. ‘Nosso objetivo é buscar, sempre, a valorização da nossa cultura’, enfatiza Mario Lima, presidente do Instituto Preservar, que realizou a festa em parceria com a prefeitura local.

A FLIPAR contou com a presença de crianças e jovens da região, principalmente no segundo dia quando o Parque Histórico Castro Alves (PHCA) – onde aconteceram as atividades – recebeu mais de 13 mil visitantes. A estudante Ana Lúcia, da Escola Municipal Germano Bastos, resumiu o sentimento de quem foi ver a FLIPAR. ‘Essa festa é muito importante pra gente porque quanto mais a gente vê as coisas, mais a gente aprende’, conclui a aluna. A festa literária movimentou o Recôncavo e recebeu a visita de estudantes de escolas públicas de cidades como Cachoeira, Governador Mangabeira, Cruz das Almas, entre outras. O encerramento ficou por conta do show do forrozeiro Adelmário Coelho. (mais…)

Homem morre após pular de balsa no Rio Paraguaçu em Cabaceiras

Foto: Arquivo Pessoal

Um homem identificado como Renato Santos Souza, de 48 anos, desapareceu após pular de uma balsa durante a travessia do Rio Paraguaçu, nesta terça-feira (2). O fato ocorreu entre os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu e Santo Estevão.

Renato apresentava sinais de um surto psicótico no momento em que se jogou nas águas. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e, por volta das 19h30, conseguiram localizar o corpo da vítima sem sinais vitais.

Na semana passada Renato havia invadido uma agência bancária no município, sendo contido por um policial militar. O caso gerou comoção entre os moradores da região.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte na Noticia.

Cabaceiras do Paraguaçu: Adelmário Coelho encerrou FLIPAR no sábado; confira como foi a Festa Literária

Foto: Cristiano Cardoso

A Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu – FLIPAR 2025 chegou ao final da quarta edição no último sábado, dia 23 de agosto. Umas das grandes atrações do último dia foi a aula-espetáculo com o mestre da literatura popular, o cordelista Chico Pedrosa. Ele se apresentou no Espaço Poeta Patativa do Assaré, onde fez um recital de cordéis e contação de causos. ‘Chico é um mestre, uma grande referência para todos os cordelistas e foi uma honra contar com ele na FLIPAR que teve como tema Um Mundo Chamado Cordel’, afirma o curador Kitute Coelho.

Este ano o homenageado da festa foi o cordelista Pedro Braz, falecido em janeiro deste ano. A filha do cordelista Bárbara Braz, percorreu mais de 700km para participar da FLIPAR. O Parque Histórico Castro Alves, antiga fazenda onde nasceu o poeta abolicionista é onde acontece a maioria das atividades. Além da intensa programação literária, uma das grandes atrações da FLIPAR foram as apresentações musicais. No sábado houve apresentações de Priscila Salles, Novo Xote e um show especial do forrozeiro Adelmário Coelho. Tudo gratuito.

O 21 de agosto quando se comemora o Dia da Cultura Popular, também não passou despercebido pela FLIPAR, pois, aconteceu um desfile com diversas manifestações culturais do Recôncavo Baiano, como Nego Fugido, do Acupe, e a Zambiapunga, de Nilo Peçanha. Às 21h aconteceu o show da banda Recôncavo Experimental com participação de J. Velloso e de Raimundo Sodré. Outras informações da FLIPAR pelo instagram @fliparcabaceiras.

Texto: Márcia Moreira.

Tudo pronto para a Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu. Confira o convite dos cordelistas !

Foto: Cristiano Cardoso

A cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, está com tudo pronto para a quarta edição da Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu – FLIPAR 2025, que este ano traz o tema ‘Um Mundo Chamado Cordel‘. Então, ninguém melhor do que os próprios cordelistas para falarem um pouco de como será este encontro literário. ‘Versos, rimas e histórias vão invandir a quarta FLIPAR. Será maravilhoso!’, afirma o poeta Jotacê Freitas que vai participar com folhetos e com os livros Cordel Político Pedagógico e Baianadas Retumbantes. ‘Vai ter uma cabrueira de cordelistas, contando versos, declamando, participando de mesas. Vamos colaborar com nossas rimas e nossos versos’, define o cordelista Carlos Silva.

A FLIPAR começa nesta quinta-feira, 21 de agosto, e se estende até 23 de agosto. Serão três dias de uma programação intensa e diversificada que inclui bate-papo literário, lançamento de livro e de cordel, mostra estudantil, contação de história, oficina de cordel, além de apresentações culturais. Tudo gratuito. ‘Vai ser uma festa linda, com uma homenagem maravilhosa ao poeta Pedro Braz’, lembra o cordelista e curador Kitute Coelho. Falecido em janeiro deste ano, o cordelista Pedro Braz vai ter uma exposição sobre sua trajetória feita pela artista Tatiana Galeão que será aberta no dia 21, às 9h30.

No primeiro dia, às 8h30, a Fanfarra Municipal de Cabaceiras vai receber a todos na entrada do Parque Histórico Castro Alves (PHCA), onde vai acontecer a maior parte das atividades. Às 10h, a palestra de abertura traz o tema ‘Cordel e Patrimônio Imaterial: Por que proteger?’, com Hermano Guanaes, superintendente do IPHAN-Bahia. Destaque também para o bate-papo literário no dia 22.08 com o tema: ‘Cordel na Sala de Aula: Ferramenta de Ensino e Aprendizagem’ com o cordelista, poeta e educador Jotacê Freitas. (mais…)

FLIPAR 2025 em Cabaceiras do Paraguaçu lança programação oficial

Na foto, FLIPAR 2022 | Crédito: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo

De 21 a 23 de agosto a cidade de Cabaceiras do Paraguaçu (BA) vai abrigar a quarta edição da Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu – FLIPAR 2025, que este ano traz o tema ‘Um Mundo Chamado Cordel’.

Serão três dias de uma programação intensa e diversificada que inclui bate-papo literário, lançamento de livro e de cordel, mostra estudantil, contação de história, oficina de cordel, além de apresentações culturais. Tudo gratuito. O lançamento da programação oficial aconteceu no dia 5 de agosto, na Cidade da Cultura, em Feira de Santana, com apresentação de vários cordelistas e da banda Psicordélicos.

Cabaceiras do Paraguaçu é o local de nascimento do poeta abolicionista Castro Alves e o Parque Histórico, antiga fazenda onde nasceu o poeta, vai receber a maioria das atividades. Mas a FLIPAR vai ocupar outros espaços da cidade. Locais que ganharam uma nova identidade, como a quadra do Parque que se transformou em Espaço Cuíca de Santo Amaro; o auditório virou Espaço Cordelista Antônio Vieira, além dos espaços Juraci Dórea e Patativa do Assaré. (mais…)

Vem aí a FLIPAR 2025 – Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu

Arte: Divulgação

O Cordel, uma das mais antigas, criativas e autênticas forma de expressão e comunicação, será o protagonista da Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu – FLIPAR 2025, que este ano acontece de 21 a 23 de agosto.

Serão três dias de uma programação intensa e diversificada que inclui bate-papo literário, lançamento de livro e de cordel, mostra estudantil, contação de história, oficina de cordel, além de apresentações culturais. Tudo gratuito. O evento vai homenagear o poeta local Pedro Braz e reunir uma gama de poetas da literatura de cordel e da poesia popular.

O lançamento da programação oficial será no dia 5 de agosto, às 18h, na Cidade da Cultura, localizada no Conjunto Mangabeira, em Feira de Santana, com a presença de vários cordelistas. O município de Feira de Santana foi escolhido para ser palco do lançamento da FLIPAR por ser um dos principais redutos de cordelistas do Nordeste.

Edição: tribuna do Recôncavo | Texto: Marcia Moreira.