A Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu – FLIPAR divulgou o balanço final da quarta edição, realizada no período de 21 a 23 de agosto. O resultado foi impactante: 30 mil pessoas circularam nos três dias da festa. É quase o dobro do público da edição de 2024, quando foram registradas 17 mil pessoas. ‘Para nós é uma felicidade constatar que a FLIPAR cresce a cada ano. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma André Reis, idealizador e coordenador geral da festa. “É a comprovação de que FLIPAR já se tornou um dos principais eventos literários do Recôncavo’, afirma Pedro de Paulino, prefeito da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu.
Foram três dias intensos com uma programação diversificada, gratuita, que incluiu bate-papo literário, lançamento de livro e de cordel, contação de história, oficina de cordel, além de apresentações culturais. Com o tema Um Mundo Chamado Cordel, a festa prestou uma homenagem ao cordelista Pedro Braz, falecido em janeiro deste ano. ‘Nosso objetivo é buscar, sempre, a valorização da nossa cultura’, enfatiza Mario Lima, presidente do Instituto Preservar, que realizou a festa em parceria com a prefeitura local.
A FLIPAR contou com a presença de crianças e jovens da região, principalmente no segundo dia quando o Parque Histórico Castro Alves (PHCA) – onde aconteceram as atividades – recebeu mais de 13 mil visitantes. A estudante Ana Lúcia, da Escola Municipal Germano Bastos, resumiu o sentimento de quem foi ver a FLIPAR. ‘Essa festa é muito importante pra gente porque quanto mais a gente vê as coisas, mais a gente aprende’, conclui a aluna. A festa literária movimentou o Recôncavo e recebeu a visita de estudantes de escolas públicas de cidades como Cachoeira, Governador Mangabeira, Cruz das Almas, entre outras. O encerramento ficou por conta do show do forrozeiro Adelmário Coelho.
Para o curador, Kitute Coelho, um dos motivos do sucesso da FLIPAR foi o tema deste ano. ‘A gente reuniu uma gama de poetas da literatura de cordel e da poesia popular numa festa maravilhosa. As pessoas se identificaram com esse universo’, conclui. Sempre procurando inovar, a Festa Literária de Cabaceiras criou a FLIPAR +, um espaço voltado para pessoas com mais de 50 anos, com atividades específicas como aulão, roda de conversa com a escritora Márcia Moreira e apresentação da Mambembe Companhia de Teatro. ‘O resultado da FLIPAR 2025 é um incentivo para que a gente realize uma festa, ainda melhor, em 2026’, afirma André Reis.
Márcia Moreira/ Ateliê das Palavras.
Foto: Cristiano Cardoso








Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA
Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Reprodução
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Michael Schwarzenberger from Pixabay
Reprodução/ Video
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Reprodução
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Fotos: Divulgação
Divulgação
Luar do Recôncavo - Crédito: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Ethan Parsa por Pixabay
Foto: Joá Souza/GOVBA
Imagem de 영훈 박 de Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Edilson Oliveira
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Clara - PASCOM - SAJ
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Image by Simón Delacre from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Image by Veeka Skaya from Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotos: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Reprodução/ Video
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça se preparam para mais uma edição repleta de grandes desafios. Crédito: Kelly Fuzaro/Band
Divulgação
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Eliane Xavier
Foto: André Frutuôso
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: André Fofano
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Na foto, Valmir e Emerson | Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Divulgação
Imagem Ilustrativa de sipa por Pixabay
Adaptação: tribuna do Recôncavo
Foto: Matheus Veríssimo-SepromiBa
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Image by PDPhotos from Pixabay
Imagem: Reprodução/Instagram @zecocaoficial
Imagem de Arek Socha por Pixabay
Imagem de
Fonte/Crédito
Douglas Amaral
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Arquivo Pessoal
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Video
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução - Video