Cachoeira e mais 11 cidades promovem audiências públicas para consolidar Plano Municipal de Educação

Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

Prefeitos, vereadores, educadores, estudantes e comunidades de 12 municípios baianos estão se reunindo em audiências públicas para avaliar os Planos Municipais de Educação (PME) em vigência e planejarem a construção da nova política que estabelecerá metas e estratégias educacionais municipais para os próximos 10 anos. As sessões são promovidas pelas secretarias de Educação das cidades participantes do Projeto Educação Continuada, desenvolvido pela Bracell em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP).

O ciclo de audiências, iniciado no último dia 24, segue até 12 de dezembro e representa uma oportunidade de diálogo com a sociedade sobre os avanços, desafios e prioridades da educação municipal. Nesses encontros, os participantes avaliam o PME anterior, destacando o que deu certo e o que ainda precisa avançar.

As audiências estão sendo promovidas pelas secretarias de Educação dos municípios de Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cachoeira, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Inhambupe, Itanagra, Ouriçangas e Terra Nova. Esta ação integra o eixo de mobilização sociopolítica do Projeto Educação Continuada, que é desenvolvido há 11 anos pela empresa e prevê ainda apoio aos municípios na garantia da formação continuada de profissionais da educação.

Juracy dos Anjos.

Prêmio Montezuma será dia 03 de dezembro no auditório da UFRB de Cachoeira

Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo

A décima primeira edição do Prêmio Montezuma foi remarcada para o dia 03 de dezembro, às 14h, no auditório da UFRB de Cachoeira, no quarteirão Leite Alves, por motivos de força maior. O Prêmio Montezuma é um evento realizado pelos alunos da universidade e visa premiar alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo por seus respectivos trabalhos.

Poderão se inscrever, no período de 22 de setembro de 2025 a 17 de novembro de 2025, os estudantes regularmente matriculados nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Serão aceitos produtos feitos como atividades práticas de componentes curriculares dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo, devidamente elaborados entre 2 de setembro de 2024 e 14 de novembro de 2025 e divulgados em seus veículos laboratoriais, portais eletrônicos e demais instrumentos pedagógicos – podendo ainda ser inscritos, como exceção, os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do segundo semestre de Publicidade e Propaganda de 2024.1, pois não puderam inscrever trabalhos no X Prêmio Francisco Montezuma de Comunicação, já que no período estavam produzindo o referido evento. (mais…)

Polícia Civil prende autores de boato de toque de recolher em Cachoeira

Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay

A Polícia Civil prendeu o autor de um boato de suposto toque de recolher no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, nesta quinta-feira (2). Ele foi localizado após ações em conjunto com o Comando de Policiamento da Região do Recôncavo da Polícia Militar para identificar e prender os envolvidos em ações violentas na cidade. Segundo a PC, o autor foi responsabilizado depois de prestar depoimento na unidade. Ele está à disposição do Poder Judiciário.

Ações investigativas em campo, realizadas por policiais civis, de forma integrada com o trabalho preventivo e ostensivo da Rondesp Recôncavo e da recém-criada 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), acontecem de forma ininterrupta, com objetivo de identificar e prender todos os envolvidos na ação criminosa. Desdobramentos das apurações seguem em sigilo, com objetivo de preservar as investigações.

Na terça (30), uma publicação atribuída a uma facção criminosa proibia a livre circulação de pessoas entre Cachoeira e São Félix, município vizinho que é separado apenas por uma ponte. O texto, divulgado nas redes sociais, estabelecia que cada morador deveria permanecer em sua cidade de origem, sob ameaça de represálias. A população pode colaborar repassando informações, sem precisar se identificar, ligando para 181.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Fliquinha aborda ancestralidade e identidade infantil em Cachoeira

Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo

A programação infantojuvenil da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) deste ano terá como foco a ancestralidade, a autoestima e a formação da identidade na infância. A Fliquinha, espaço voltado para crianças e adolescentes, será realizada de 23 a 26 de outubro, no Cahl da UFRB, em Cachoeira, município do Recôncavo Baiano.

Durante os quatro dias, autores, contadores de histórias e artistas participam de atividades presenciais, como rodas de leitura, espetáculos e debates. No dia 23, a escritora Jaqueline Santana e a contadora de histórias Terezinha Passos apresentam o livro Maria e a Sereia. No dia 24, Vovó Cici de Oxalá e o contador de histórias Mário Omar realizam uma sessão com base no livro Oxalá, o grande pai que olha por todos e no conto nigeriano Katendê e o Novo Rei.

No sábado (25), a jornalista e escritora Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, conversa com o público sobre seu livro A menina que não sabia que era bonita. No mesmo dia, a mesa Infância, a semente das histórias reúne o jornalista Vanderson Nascimento, a professora Ana Fátima e seu filho, o escritor mirim Maurício Akin, de 10 anos. (mais…)

Defensoria promove mutirão para reconhecimento de paternidade em Cachoeira na próxima sexta, 29

Imagem Ilustrativa de Harald Landsrath do Pixabay

A Defensoria Pública da Bahia vai realizar um mutirão em Cachoeira oferecendo exames de DNA gratuitos na próxima sexta-feira (29). A ação acontece das 9h às 13h, na unidade da Defensoria, localizada no Fórum Augusto Teixeira de Freitas, Praça Dr. Ivone B. Ramos, Centro, onde serão oferecidos também serviços de reconhecimento de paternidade (espontâneo e socioafetivo), formalização de acordos extrajudiciais de guarda, alimentos e regulamentação de visitas.

Não é necessário agendar atendimento, basta comparecer ao local munido de documentação como cópia da certidão de nascimento do (a) filho(a); cópia da carteira de identidade (RG) e CPF da mãe da criança; cópia do comprovante de residência; cópia de certidão de nascimento da mãe da criança; endereço residencial do suposto pai; entre outros. A ação faz parte da campanha Meu Pai Tem Nome, promovida nacionalmente pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), da qual participam as Defensorias Públicas dos estados e do Distrito Federal.

De acordo com a defensora pública Bianca Fantinato, coordenadora da 6ª Regional da DPE/BA, que tem sede em Santo Antônio de Jesus e abrange Cachoeira, a meta é reduzir ao máximo o número de crianças sem nome do pai nos documentos. Nesse sentido, a Defensoria tem fortalecido o diálogo e parceria com os cartórios locais, conselhos tutelares, unidades prisionais, instituições de acolhimentos e secretarias municipais para divulgação dos serviços.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom DPE/BA.

Cachoeira: Flica 2025 terá Gregório Duvivier, Rita Batista e ex-ministro da Palestina

Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo

Foi lançada nesta terça-feira, dia 26, a Festa Literária Internacional de Cachoeira 2026. A 13ª edição da Flica, considerada a maior festa literária do norte/nordeste, ocorre dos dias 23 a 26 de outubro, em Cachoeira, no recôncavo baiano. Com o tema ‘Ler é Massa’, a festa foi lançada oficialmente em um evento para convidados na Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris.

Neste ano, a Flica receberá mais de 60 atrações em seus espaços, dentre eles está o cantor Russo Passapusso, da Baianasystem, Bárbara Carine, autora premiada, e Gregório Duvivier, comeriante e co-fundador do Porta dos Fundos. O ex-ministro da Cultura da Palestina, Atef Abu Saif, também é confirmado no evento. O palestino é autor das obras ‘Quero estar acordado quando morrer’ e ‘Diários de Gaza’.

Serão 4 espaços organizados pela cidade para o evento: o Palco dos Ritmos /Palco Raízes da Flica, sob curadoria de Linnoy, Tenda Paraguaçu, com curadoria de Wesley Correia, Geração Flica, com Deco Lipe como curador, e Fliquinha, sob curadoria de Emília Nuñez.