Itapetinga: Prefeitura proíbe entrada de pessoas de outras cidades

Imagem de Olga Lionart por Pixabay

A prefeitura de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia, proibirá a partir desta segunda-feira, dia 11, a entrada de pessoas de outras cidades no município. O objetivo é conter o avanço da pandemia de coronavírus. Uma empresa irá operacionar a barreira sanitária, que funcionária 24 horas.

Veículos em trânsito para outras cidades, que necessitem passar por Itapetinga, formarão uma fila indiana e serão escoltados até a próxima barreira. No caso dos moradores da cidade, será necessário um comprovante de residência. Caso não esteja portando o comprovante, a pessoa deverá aguardar até que alguém leve o documento.

Já caminhoneiros, fornecedores ou entregadores precisarão apresentar a nota fiscal de entrega do produto para entrar na cidade. Moradores da cidade que forem identificados com sintomas serão encaminhados para isolamento e passarão a ser monitorados.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: G1 e Bahia Noticias

Assembleia Legislativa da Bahia adia votação do fim de abono permanência para servidores

Foto: Claudionor Jr

Em meio a pandemia do coronavírus, o projeto do governador Rui Costa (PT) que põe fim ao abono permanência para os servidores estaduais trava a pauta da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e enfrenta resistência inclusive da bancada de governo para ser votado.

A bancada de governo se dividiu entre aqueles que concordam com o governador e acreditam que o fim do abono vai garantir renovação nos quadros do funcionalismo público e economia ao estado; e aqueles que defendem que o fim do benefício deve causar um movimento de aposentadorias em massa e a necessidade de realização de novos concursos na Bahia.

Como foi mandado pelo Executivo com pedido de urgência e está há mais de 45 dias na pauta da AL-BA, o projeto impede que qualquer outra proposta seja votada, inclusive aquelas medidas que devem auxiliar o estado no combate ao coronavírus. As únicas alternativas são: votar o texto ou o governador retira-lo. (mais…)

Jacobina confirma primeira morte por Covid-19

Foto: Reprodução/ Portal Cleriston Silva

A prefeitura de Jacobina (BA), na região de Capim Grosso, confirmou neste domingo, dia 10, a primeira morte por coronavírus no município.

Trata-se de Marina Netta Costa da Silva, de 54 anos, que estava internada no Hospital Couto Maia, em Salvador. A paciente – que era comerciante, tinha diabetes, problemas cardíacos e pulmonar, era hipertensa e ex-fumante.

Até este domingo (11) Jacobina tinha seis casos confirmados de Covid-19, 31 casos suspeitos e três aguardando resultados de exame.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Jornal da Chapada

Governo da Bahia abre inscrições para médicos interessados em atuar nas UTIs das unidades Covid-19

Os médicos de todo o Brasil interessados em atuar nas UTIs das unidades de referência e retaguarda para o coronavÍrus (Covid-19) em território baiano, devem se inscrever até 31 de maio, por meio do site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (www.saude.ba.gov.br).

São 400 vagas distribuídas entre diaristas, plantonistas e coordenação, com início imediato. A convocação visa médicos com experiência, sendo especialistas nas áreas de medicina intensiva, anestesiologia, cirurgia, pneumologia, clínica médica, cardiologia, nefrologia, infectologia e áreas afins.

As vagas abrangem todo o território do estado da Bahia. As contratações se farão através das Organizações Sociais gestoras das unidades hospitalares ou por empresas.

Fonte: Ascom/ Sesab

Passa de 200 o número de óbitos causados pelo novo coronavírus na Bahia

Imagem de Argo Images por Pixabay

Chega a 202 o número de óbitos causados pelo novo coronavírus na Bahia, de acordo com o mais recente balanço divulgado, na noite deste domingo (10), pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). De acordo com a pasta, o estado possui 5.558 infecções confirmados pela doença. Deste número, 1.391 já estão curados e 3.965 ainda são considerados como casos ativos.

Por toda unidade da federação há 171 municípios com casos confirmados do novo coronavírus. Destes, Salvador concentra a maioria dos testes positivos com 66,05%. Com base no coeficiente de incidência para cada 1 milhão de habitantes, o município com maior taxa é Ipiaú, com 2.444,52, seguido por Uruçuca (2.095,62), Ilhéus (1.792,68), Itabuna (1.538,30) e Salvador (1.277,70).

A Sesab também fez um levantamento sobre os profissionais da área da saúde mais afetados pela doença. No estado há 166 técnicos ou auxiliares de enfermagem infectados. Em seguida aparecem os enfermeiros, com 141 testes positivos. Os médicos contabilizam 117 infectados e outras especialidades somam 217 diagnósticos para Covid-19.

Bahia Noticias

Governo suspende transporte em mais três municípios na Bahia

Imagem ilustrativa | Foto: Manu Dias/ AGECOM

O governo da Bahia restringiu o transporte intermunicipal em Barreiras, Coração de Maria e Santanópolis. Ao todo já são 117 cidades atingidas por essa restrição na Bahia.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição deste sábado (9), entrou em vigor neste domingo (10) e vale inicialmente até o dia 18.

Não serão permitidas a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Varela Noticias