O Facebook anunciou nesta terça-feira, dia 02, que vai encerrar o sistema de reconhecimento facial, que identifica automaticamente os usuários em fotos e vídeos. De acordo com a empresa, as crescentes preocupações da sociedade sobre o uso dessa tecnologia foi um dos motivos.

“Os reguladores ainda estão em processo de fornecer um conjunto claro de regras que regem seu uso. Em meio a essa incerteza contínua, acreditamos que é apropriado limitar o uso do reconhecimento facial a um conjunto restrito de casos de uso”, disse Jerome Pesenti, vice-presidente de inteligência artificial do Facebook.

A empresa, que na semana passada anunciou seu novo nome (Meta), disse que mais de um terço dos usuários ativos diários do Facebook optaram pela configuração de reconhecimento facial no site de mídia social. A rede social excluirá os “modelos de reconhecimento facial” de mais de 1 bilhão de pessoas. A remoção será implementada globalmente e deve ser concluída até dezembro, disse um porta-voz do Facebook.

Bahia.Ba