A V Feira Literária do Poeta (FLIPO) movimenta o município de Castro Alves, no Recôncavo Baiano, a partir desta quinta-feira (12) a domingo (15), reunindo escritores, artistas, estudantes e a comunidade em uma ampla programação cultural distribuída por diferentes espaços da cidade. Com o tema ‘Uma câmera na mão e um livro na cabeça: a literatura como revolução’, a iniciativa homenageia o cineasta baiano Glauber Rocha e propõe um diálogo entre literatura e cinema, com atividades que incluem debates, apresentações artísticas, oficinas, exibições audiovisuais e encontros literários.
Praças, ginásios e unidades escolares, além de o Casarão do Poeta e o Clube Bonfim, vão se transformar em palcos de interação artística, fortalecendo a circulação de ideias e ampliando o acesso da população às diferentes expressões da cultura nordestina e brasileira. Um dos destaques da programação será a participação de estudantes da rede estadual de ensino, articulada pela Secretaria Estadual de Educação (SEC), em parceria com o Núcleo Territorial de Educação do Recôncavo (NTE 21). A proposta envolve três unidades escolares estaduais e contempla rodas de conversa, apresentações autorais e atividades culturais que estimulam o protagonismo juvenil, incentivando os jovens a relacionarem a literatura com suas próprias vivências e reflexões sobre o contexto social.
O Colégio Estadual do Campo de Castro Alves atuará como unidade anfitriã, funcionando como ponto de apoio para estudantes de municípios vizinhos, durante três dias de programação. A escola também terá participação ativa nas atividades da feira, incluindo apresentações do projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove), além da visita de, aproximadamente, 640 alunos ao evento. Outras unidades também marcam presença com iniciativas culturais, a exemplo de performances do projeto Dança Estudantil (Dance), protagonizadas, nesta sexta-feira (13), por 35 estudantes do Colégio Estadual Albérico Gomes Santana, do município de Cabaceiras do Paraguaçu, e 35 alunos do Colégio Estadual do Campo Anativo do Sacramento, do Distrito de Mucuri, no município de Sapeaçu.
Consolidada como uma das principais iniciativas literárias do interior baiano, a FLIPO promove o incentivo à leitura, valoriza a identidade cultural nordestina e fortalece a economia criativa local, reunindo milhares de participantes a cada edição. Além da programação formativa, o festival contará com atrações musicais e diversas manifestações artísticas que celebram a tradição cultural da ‘Terra do Poeta’.
Tita Moura – Ascom/SEC


Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.






Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo 
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Video
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto: André Fofano
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Na foto, Bianca Reis | Crédito: Luciana Bahia
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Reprodução: Youtube @paroquiasajesus
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Suâmi Dias
Imagem por Pexels da Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Amanda Ercília GOVBA
Foto: Cleomário Alves/SJDHBA
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Mateus Pereira GOVBA
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste / Redes Sociais
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Eduardo Andrade AscomSDE
Foto: Vagner Ramos/ SEI
Imagem de Firmbee por Pixabay
Video
Imagem de Luis Wilker WilkerNet por Pixabay
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem do meu m por Pixabay
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Queiroz Ascom SeturBA
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Video
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Reprodução/Video
Imagem Ilustrativa de Robert Cheaib por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Foto: Jack Peixoto
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Giulia Guimarães/AscomSDE
Imagem Ilustrativa de StockSnap de Pixabay
Foto: Ailton Gonçalves
Foto: André Frutuôso - Ascom/CAR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
FOTO - ÍTALO OLIVEIRA-SDR
Foto: Laíse Ribeiro/ Sistema FIEB
Editado | Crédito: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap de Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
FOTO: Arivaldo Publio02
Video
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Elena Borisova from Pixabay
Imagem de Susana Cipriano por Pixabay
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Foto: Claudio Lima
Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia
Imagem de Musa KIZILAY por Pixabay