O programa Nasa Space Apps Challenge, considerado como a maior maratona de programação do mundo, abriu inscrições gratuitas para a Bahia, até o dia 17 de setembro. O evento anual, que seleciona participantes de vários países, será realizado pelo quarto ano em Salvador, em formato virtual, de 1 a 3 de outubro. A inscrição pode ser feita até o dia 17 de setembro, pela internet. O programa selecionará 400 participantes, a partir de 18 anos, para apresentar projetos sobre sustentabilidade, saúde e outras áreas.
Os dois primeiros colocados na etapa local competirão na final mundial promovida pela Nasa. Após o dia 17, os inscritos serão divididos em grupos multidisciplinares de cinco pessoas, que vão se juntar para elaborar e apresentar um projeto durante a competição. “Assim como em anos anteriores, nós buscamos estimular a participação feminina na ciência, tecnologia e empreendedorismo. A expectativa é que haja pelo menos 50% de mulheres participando nesta edição”, afirma Pedro Dantas, que faz parte da organização local do evento.
No ano passado, a Bahia contou com duas equipes femininas na competição mundial. Para a edição deste ano, a Nasa propõe 25 desafios aos participantes. Serão 13 referentes ao Planeta Terra e 12 sobre o universo aeroespacial. Entre os temas está a Covid-19. Os concorrentes participantes deverão usar dados ambientais e outras informações para construir um aplicativo de smartphone que forneça avisos de risco do vírus. Em 2019, o programa global premiou a primeira turma baiana, chamada de equipe “Cafeína”, que apresentou o projeto “Ocean Rider”, voltado para coleta micro plásticos dos oceanos.
G1/ Bahia