Há quase dois meses da nova realidade social, a pandemia do coronavírus (Covid-19), famílias que fazem parte da Economia Solidária e da Agricultura Familiar no município de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, já enfrentam os efeitos da crise sanitária – muitas encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Com a demanda por alimentos e máscaras de proteção, o Centro Público de Economia Solidária do Território do Recôncavo (Cesol Recôncavo) iniciou uma campanha de arrecadação de alimentos, itens de higiene pessoal e materiais para a confecção de máscaras.
Quem puder contribuir, a entidade está aceitando alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e materiais para a produção de máscaras, que beneficiarão muitas famílias em Cruz das Almas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Dependendo da amplitude da ação, a entrega dos donativos poderá se estender a outros municípios da região do Recôncavo da Bahia.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 17h, no Espaço Solidário do Recôncavo, situado na praça Senador Temístocles, nº 520, no Centro da cidade. Segundo a coordenadora geral do Cesol Recôncavo, Dinorah Lobo, a localização do ponto principal de arrecadação contribui para facilitar as doações.
“Estamos na região central de Cruz das Almas, na praça principal – ponto de circulação das pessoas que eventualmente precisam de serviços e produtos do comércio local. Reforçamos para quem puder que fique em casa. Mas, se precisar ir ao mercado seja solidário e aproveite para comprar um quilo de alimento a mais para ajudar a estas famílias que tanto precisam. Mais do que nunca, esse é o momento para praticarmos a empatia e a solidariedade.”, lembra.
O Cesol Recôncavo informa ainda que está seguindo os protocolos e recomendações do Ministério da Saúde e do decreto municipal 307, de 05 de maio, adotando todos os cuidados necessários e de prontidão para receber as doações.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (75) 9 9263-1876 ou através dos perfis no Instagram do Cesol Recôncavo @cesolreconcavo e do Espaço Solidário do Recôncavo @espacosolidariodoreconcavo. Vamos juntos e juntas ajudar a quem mais precisa e auxiliar no combate ao coronavírus!
Matéria: Rafael Lopes/ ASCOM