Aconteceu no auditório do Antonius Imperial Hotel, em Santo Antônio de Jesus (BA), na quinta-feira, dia 11, e no refeitório do CETEP Recôncavo, sexta, dia 12 – um evento de responsabilidade social e empresarial, realizado pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), em parceria com o Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A ação, que teve um formato de seminário sobre empreendedorismo, contou com a participação de alunos.
No evento, realizado pelo Programa ALI, apoiado pelo Sebrae e patrocinado pelos empresários, os alunos do 4º ano de Administração e Logística do CETEP Recôncavo, que já tem experiência de estágio, participaram, no turno oposto de suas aulas, de bate-papos e palestras. No dia 18/07, na terceira parte do “ALI Conjunto, haverá workshops com ferramentas para empreender.
Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, o Agente Local de Inovação do Sebrae/CNPq “Projeto ALI Conjunto – formas de empreender”, Edvan Lessa, falou que faz visitas mensais a um grupo de empresas da cidade, e convidou essas empresas a fazer uma ação social que tivesse um impacto na educação de jovens estudantes. Edvan destacou a importância da participação dos empresários nesse projeto:
“Os empresários impactam na formação dos estudantes porque eles ajudam a realizar um evento que vai ter um caráter de empreendedorismo, gerando busca de resultados para eles mesmos. [E os estudantes] saem com uma visão mais real do que é o dia-a-dia dos empresários, e ajuda os empresários a identificar talentos”, afirmou Edvan Lessa.
Segundo Jamile Andrade, Analista Técnico 1 do Sebrae, o Projeto ALI é uma forma de trazer as empresas que participam do programa para ações de responsabilidade social.
“O projeto representa um momento de aproximação dos empresários que participam do programa ALI, com jovens e estudantes que estão em cursos técnicos e que irão atuar no mercado de trabalho nessas empresas ou serão futuros empreendedores”, disse.
Para Jamile, o evento realizado nos dias 11 e 12, foi um momento de aproximação e de trazer essas empresas para uma ação de responsabilidade social.
No dia 12, o evento contou com uma palestra sobre as 10 características dos empreendedores de sucesso, ministrada pelo consultor Felipe de Jesus, para cerca de 50 alunos do Prosub, curso técnico noturno, no CETEP. Somando-se aos estudantes do diurno, cerca de 150 jovens estão tendo acesso a uma oportunidade única de aprender sobre formas de empreendedorismo.
O empresário Matheus Leal, da Leal Contabilidade, um dos palestrantes, considerou o evento como renovador e gratificante.
“Eu pude transmitir as minhas dores para aquele público, eu pude mostrar os meus erros, as minhas fraquezas, as minhas conquistas, pude mostrar a minha trajetória. Então, eu dormi muito feliz e acordei com a energia do sol em minha alma. Eu acredito muito que a força e a conquista estão no compartilhamento. Um grande abraço para todos e eu adoraria prestigiar mais palestras como essas”, declarou Leal.
Já o empresário Roque da Sampaio Motos, falou para o público presente sobre a sua história e persistência para que sua empresa se tornasse conhecida e respeitada. Para ele, o evento realizado pelo Programa ALI, em parceria com o Sebrae, teve uma grande importância tanto para os empresários como também para os alunos, pois são futuros profissionais, que estão prestes a se formar, e que poderão se inspirar nas experiências partilhadas no evento para serem futuros empresários ou colaboradores de sucesso.
A professora Meire Lande, orientadora de estágio dos cursos de Administração e Logística do Cetep Recôncavo, destacou a importância do projeto ALI. Para ela, esse contato dos estudantes com os empresários foi um momento de magnitude para os alunos.
“Os meninos tiveram a oportunidade de ver vivências de alguns empresários, sem contar o momento deles mostrarem aos empresários a sua postura e a sua conduta. Eu estou encantada com o projeto ALI, e sinto-me lisonjeada por proporcionar isso aos nossos alunos do Cetep Recôncavo, do eixo Gestão e Negócios”, concluiu Lande.
O estudante Joalbert Martins, 18 anos, aluno do 4º ano de Administração, destacou a importância do evento para ele, como também para seus colegas que participaram das palestras.
“Eu creio que isso fez uma enorme diferença em todos os aspectos da vida de cada aluno que esteve presente, e é algo que agregou muito a respeito do empreendedorismo, de como podemos empreender, que empreender não é só inovar, mas é sempre criar algo novo dentro de algo que já foi criado. Então, todas essa palestras que a gente teve aqui foram muito importante para a nossa caminhada como administrador ou como empreendedor. Eu creio que esse evento foi de extrema importância.”. Afirmou o estudante.
De acordo com Edvan Lessa, Agente Local de Inovação do Sebrae/CNPq “Projeto ALI Conjunto – formas de empreender”, na próxima quinta-feira, dia 18, pela manhã e a tarde, acontecerá no Hotel Parati a última etapa do Projeto “ALI Conjunto, onde haverá dois workshops com ferramentas para empreender ministradas por uma analista do Sebrae. Os mesmos alunos que participaram do evento nos dias 11 e 12, vão retornar para aprender a modelar o seu negócio, e na oportunidade, eles serão testados em relação aos conhecimentos que foram difundidos nos primeiros dias do seminário. Você pode acompanhar os bastidores do evento com fotos e informações no Instagram: @aliconjunto.
Também participaram do seminário o gerente regional do Sebrae, Carlos Henrique, e o diretor do Cetep, Ivanilton Amparo (Tom).
Confira no play abaixo a entrevista completa com Edvan Lessa.
Reportagem e redação: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo