Escolher a decoração ideal para quartinhos de bebê não é uma tarefa simples, especialmente para pais de primeira viagem. Isso porque o intuito é promover segurança e bem-estar à criança e aos demais frequentadores do cômodo. 

Assim, é importante considerar diferentes fatores na hora de escolher o tema para a decoração. Faça Você Mesmo: Decoração e organização de banheiro. Pensando nisso, separamos algumas tendências decorativas para quarto de bebê que poderão te inspirar na escolha, acompanhe!

O que avaliar ao fazer a decoração de quartinhos de bebê?

Para garantir uma escolha adequada de decoração, é importante planejar-se e adquirir uma visão de longo prazo acerca do cômodo. Em outras palavras, ver sua casa ou apartamento como investimento é muito importante na hora de pensar na decoração. Isso porque as mudanças e decorações feitas em seu imóvel servem para valorizá-lo posteriormente.

Sendo assim, realizar um planejamento mais profundo na escolha da decoração pode ser algo muito importante. Com a pandemia e a tendência de passar mais tempo em casa, escolhas que envolvam um melhor aproveitamento de espaço tornaram-se muito populares.

Nesse sentido, tendências como a do minimalismo fazem com que seja possível aproveitar melhor os recursos financeiros e o espaço. Por isso, na hora de decorar quartinhos de bebê, é muito importante pensar em como aproveitar esse local. Assim, surgiram opções que podem permanecer em uso com o crescimento da criança, por exemplo.

Há também opções que servem para qualquer gênero do bebê, o que torna o cômodo muito aproveitável também para outras crianças. Vale considerar todos esses aspectos na hora de escolher o tema da decoração, garantindo o melhor aproveitamento possível do local. 

8 tendências de decoração para quartinhos de bebê - dicas

Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay8 tendências de decoração para quartinhos de bebê:

Mas, afinal, quais tendências de decoração podem valorizar seu imóvel e promover um melhor aproveitamento do cômodo e bom momento de lazer

Bem, o ideal é investir em aspectos que tornem o ambiente tranquilo e ainda assim agradável a todos. 
Para exemplificar melhor, trouxemos algumas opções muito populares para a decoração do quartinho de bebê, confira:

#1 Tons terrosos

Se a ideia é aproveitar o quarto para outras crianças posteriormente ou mesmo desenvolver um quartinho agradável e tranquilo, os tons terrosos são a aposta certa. A decoração com tons terrosos serve para todos os gêneros, além de manter o ambiente calmo, pois neutralizam o amarelo. Vale investir em cinza, marrom e tons amadeirados para tornar o quarto ainda mais aconchegante.

#2 Natureza

O tema da natureza também está se tornando muito popular para os quartinhos de bebê. 
Além de ser neutra, essa opção permite muita interatividade e animação para o cômodo, por permitir a diversidade na inclusão de bichinhos, flores, etc.

#3 Espaço Sideral

Sem gastar muito, a decoração de espaço sideral traz elegância e criatividade com cores mais escuras. 
A tendência também pode ser aproveitada com o passar do tempo, já que combina muito bem com quartos para crianças.

#4 Tema Céu

Por sua versatilidade, o tema de céu para quartinhos de bebê também ganhou muita popularidade. 
Isso porque ele possibilita diversas alternativas, desde os clássicos sol, lua e nuvens até balões, aviõezinhos e outros.

Há também a possibilidade de utilizá-lo com diferentes cores, formando pôr-do-sol com tons mais quentes, dia ensolarado com azul e branco, entre outros. Dá para ser bem criativo sem gastar muito com essa alternativa!

#5 Estilo Montessoriano

Com o dinamismo das rotinas, promover autonomia para os bebês é uma forma não só de desenvolver sua proatividade, como também de ganhar mais tempo nas demais tarefas. É pensando nisso que surge o estilo montessoriano, onde a ideia é que os móveis sejam adaptados à criança. Dessa maneira, todos os brinquedos e demais itens são alcançáveis pelo bebê, e ele pode desenvolver melhor suas próprias brincadeiras com menos dependência dos pais. 

#6 Arte abstrata

Modernidade, estilo e muita criatividade definem essa decoração dos quartinhos de bebê. A arte abstrata pode ser feita nas paredes e teto do cômodo, e o ideal é que as cores escolhidas conversem entre si. Assim, não só o bebê é estimulado a desenvolver sua imaginação com as formas e tons, como também os pais aproveitam um visual muito mais dinâmico. O ambiente também se torna muito mais limpo sem muitas estampas e contrastes.

#7 Minimalismo

Quem precisa economizar com os quartinhos de bebê também pode estar dentro das tendências! O minimalismo é uma proposta mais simples e econômica, o que não o impede de também ter um charme em relação à decoração. Aqui, vale apostar em cores neutras e decorações bem simples, que destaquem os detalhes do ambiente. No mais, não há a necessidade de inventar muito: quanto menos, melhor!

#8 Papel de Parede e Adesivos

Seguindo a ideia de baixo custo e alta customização, as decorações com papel de parede também ficam muito bem nos quartinhos de bebê. Além de mudar completamente o visual e auxiliar na decoração com os demais temas, alternativas como os adesivos são de fácil aplicação e permitem o reaproveitamento posterior do cômodo.

Dessa maneira, é possível transformar o quarto de bebê para outros usos sem a necessidade de reforma. O único trabalho será a remoção do papel de parede e uma nova aplicação! 

O que achou das opções práticas para a decoração de quartinhos de bebê? 

Sem dúvidas, elas tornam o ambiente muito mais aconchegante para a criança, e reaproveitável para os pais. 

Não deixe de conferir também: Depois do parto é necessário que a mulher mantenha o acompanhamento médico

Matéria: Paula Moraes/ Redatora Freelancer