Maior navio de cruzeiro em operação no litoral brasileiro, o MSC Seaview atracou em Salvador na manhã desta terça-feira (15/01), trazendo turistas para conhecer as belezas naturais e o patrimônio histórico da capital baiana e destinos próximos como Praia do Forte e Ilha de Itaparica. Antes da capital, o navio esteve em Búzios (RJ) e no fim do dia seguirá para Ilhéus, na Costa do Cacau.
No desembarque, os visitantes puderam fazer fotos com uma baiana tipicamente trajada e receberam fitinhas do Bonfim com votos de boa estada em terras baianas. O receptivo especial é realizado pela Secretaria do Turismo/Bahiatursa durante toda a temporada de cruzeiros marítimos, de novembro a abril.
A poucos metros do Porto de Salvador, o Mercado Modelo é praticamente parada obrigatória para os cruzeiristas, como Juliana Grottone. Pela quarta vez na Bahia, a paulista também planejou visitar o Pelourinho e a Igreja do Bonfim e disse haver gostado da variedade e preços dos produtos comercializados no local.
Temporada
Esta é a quinta passagem do Seaview por Salvador. A primeira foi no início de dezembro e marcou a estreia do navio, inaugurado em junho, em águas brasileiras. A previsão é de que, até o fim da temporada, o navio, com capacidade para 5.210 passageiros, atraque na capital mais cinco vezes.
O próximo destino do Seaview é Ilhéus, na manhã da quarta-feira (16). Será a segunda parada da nova embarcação da MSC Cruzeiros na terra de Jorge Amado. Outras quatro estão programadas até o dia 6 de março.
Segundo dados da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), estão previstas cerca de 70 escalas de navios na Bahia durante a temporada. São esperados mais de 240 mil turistas de cruzeiro em Salvador e Ilhéus. O incremento médio é de 7% em relação à temporada anterior.
O secretário Estadual do Turismo, José Alves, afirma que o governo tem contribuído para a estruturação do atendimento aos visitantes, elevando a competitividade da Bahia neste segmento. “Soma-se a inovação em opções de lazer, valorização do turismo cultural e étnico, assim como a gastronomia incomparável, que fortalecem ainda mais a atividade turística”, assinalou.
Nesta quarta-feira (16) são esperados na capital baiana outros três navios: Viking Sun, MSC Fantasia e Costa Favolosa. Juntas, as embarcações comportam mais de 8,6 mil passageiros.
Repórter: Ana Paula Cabral/ Setur


Image by VSRao from Pixabay
Foto: PC
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Tau Tourinho
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Gundula Vogel from Pixabay
Imagem de
Video
Foto: Douglas Amaral
Foto: Enzo Britto | ASCOM FFC
Imagem por jeferrb do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: PM
Foto: João Valadares
Foto: PM
Arquivo Pessoal
Reprodução
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo
Reprodução
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Pedro Moraes/ GOVBA
Laureados em 2025: (da esq. para a dir.: Thieres George Freire da Silva, Elizângela Aparecida dos Santos, Ygor Jessé Ramos e Dzoodzo Baniwa) - Crédito da foto: Keine Andrade
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Jade Giallorenzo/Ascom SVPonte
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: André Frutuôso
Foto: André Frutuôso
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Crédito: Helder Rabelo
Imagem de Pexels por Pixabay
Image by Dumitrița Albu from Pixabay 
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Jan Steiner por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Dantas Seagri BA
Imagem de Couleur por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Image by Silviarita from Pixabay
Arte: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Laís Rocha Ascom SeturBA
Foto: Edilson Araújo – Ascom SEC
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação - PJ
Image by Tomwieden from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto ilustrativa: André Fofano
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Foto: Marco Barbosa/CAIXA
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Foto: Reprodução/Instagram de Lucas Duarte
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marta Medeiros
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Viviane Macêdo
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Filipe Nascimento
Image by Debora Alves from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil