Maior navio de cruzeiro em operação no litoral brasileiro, o MSC Seaview atracou em Salvador na manhã desta terça-feira (15/01), trazendo turistas para conhecer as belezas naturais e o patrimônio histórico da capital baiana e destinos próximos como Praia do Forte e Ilha de Itaparica. Antes da capital, o navio esteve em Búzios (RJ) e no fim do dia seguirá para Ilhéus, na Costa do Cacau.

No desembarque, os visitantes puderam fazer fotos com uma baiana tipicamente trajada e receberam fitinhas do Bonfim com votos de boa estada em terras baianas. O receptivo especial é realizado pela Secretaria do Turismo/Bahiatursa durante toda a temporada de cruzeiros marítimos, de novembro a abril.

A poucos metros do Porto de Salvador, o Mercado Modelo é praticamente parada obrigatória para os cruzeiristas, como Juliana Grottone. Pela quarta vez na Bahia, a paulista também planejou visitar o Pelourinho e a Igreja do Bonfim e disse haver gostado da variedade e preços dos produtos comercializados no local.

 

Temporada

Esta é a quinta passagem do Seaview por Salvador. A primeira foi no início de dezembro e marcou a estreia do navio, inaugurado em junho, em águas brasileiras. A previsão é de que, até o fim da temporada, o navio, com capacidade para 5.210 passageiros, atraque na capital mais cinco vezes.

O próximo destino do Seaview é Ilhéus, na manhã da quarta-feira (16). Será a segunda parada da nova embarcação da MSC Cruzeiros na terra de Jorge Amado. Outras quatro estão programadas até o dia 6 de março.

Segundo dados da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), estão previstas cerca de 70 escalas de navios na Bahia durante a temporada. São esperados mais de 240 mil turistas de cruzeiro em Salvador e Ilhéus. O incremento médio é de 7% em relação à temporada anterior.

O secretário Estadual do Turismo, José Alves, afirma que o governo tem contribuído para a estruturação do atendimento aos visitantes, elevando a competitividade da Bahia neste segmento. “Soma-se a inovação em opções de lazer, valorização do turismo cultural e étnico, assim como a gastronomia incomparável, que fortalecem ainda mais a atividade turística”, assinalou.

Nesta quarta-feira (16) são esperados na capital baiana outros três navios: Viking Sun, MSC Fantasia e Costa Favolosa. Juntas, as embarcações comportam mais de 8,6 mil passageiros.

 

Repórter: Ana Paula Cabral/ Setur