A Marinha tem um novo comandante na Bahia. Nesta quarta-feira (23), o almirante de esquadra Almir Garnier Santos, que estava à frente do comando do 2º Distrito Naval (Com2°DN) há dois anos, passou o posto para o vice-almirante Marcelo Francisco Campos. A passagem de bastão aconteceu em uma cerimônia realizada no 2° Distrito Naval, no bairro do Comércio.
O Almirante Almir foi exonerado pelo o ex-presidente Michel Temer no dia 25 de outubro de 2018. Logo após o anúncio, ele recebeu um convite para atuar como Secretário Geral do Ministério da Defesa, em Brasília, e foi empossado no dia 15 de janeiro. Na capital federal, ele vai assessorar o Ministro general Fernando Azevedo e Silva.
Despedida
Durante o discurso, Amir utilizou os versos da canção “I Wanna To Go Back to Bahia”, de Paulo Diniz, e agradeceu pela oportunidade de ter exercido a função no estado.
“Sentirei saudades enquanto estiver enclausurado na fria Brasília (…) A missão aqui foi importante, mas, mais que tudo, prazerosa. O acolhimento da cidade, do povo. A Marinha se sente integrada à cidade. Gostaria de poder continuar, mas a vida é assim”, lamentou.
O almirante destacou que a tragédia da lancha Cavalo Marinho I, naufrágio que matou 19 pessoas e deixou outras 74 feridas, foi o seu maior desafio enquanto esteve no cargo de comandante.
“Foi um acidente muito doloroso para nós e todos os irmãos de Itaparica e Vera Cruz. O maior desafio, mas um desafio superado pelo nosso trabalho em tempo recorde, com o trabalho da Capitania dos Portos e com um inquérito bem conduzido pela Polícia Civil”, lembrou.
Novo comando
O vice-almirante, por sua vez, afirmou que o seu maior desafio neste primeiro momento no novo cargo é “conhecer melhor as autoridades locais”. “O trabalho já tem uma lógica, um desencadeamento. Nesse momento é refazer e conhecer as autoridades. O almirante já fez esse trabalho junto comigo, me ajudando a conhecer os poderes Executivos e Legislativo. Esse sentimento que é latente de maritimidade. A Bahia é mar e o que a gente procura fazer é captar esse potencial”, disse.
De acordo com o governador Rui Costa, que também estava presente na cerimônia, o acordo de cooperação técnica entre o Comando do 2º Distrito Naval e o Governo do Estado, deve continuar. Por meio do acordo, segundo o almirante, foram captados recursos para a compra de lanchas blindadas que são utilizadas na segurança náutica.
“Que possamos seguir a mesma parceria, numa relação de cooperação. A Marinha é uma instituição que tem uma relação muito íntima com a gente”, afirmou Rui.

Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA
Fonte: correio24horas
Sob a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier

Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA































Imagem de Sabine van Erp do Pixabay





Imagem da Companhia de Produção de Animação 3D da Pixabay




Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Na foto, um homem falando de frente para outro homem | Imagem de Gerd Altmann por Pixabay































Imagem de Alterio Felines do Pixabay


















