Nessa matéria a coordenação de alimentação escolar da Secretaria da Educação do Estado ensina algumas receitas que incrementam o cardápio das escolas, agregando maior valor nutricional e conferindo o sabor regional à alimentação escolar. Entre as receitas estão o bolo de aipim e o biscoito com amendoim, que são fáceis de fazer e tendem a agradar a todos os gostos.
A nutricionista da SEC, Claudine Pires, disse que estas receitas, além de serem tradicionais, são nutritivas e, além disso, irão contribuir com as cadeias produtivas locais, pois a proposta é aproveitar, cada vez mais, os itens da Agricultura Familiar.
“Nosso foco é retirar, cada vez mais, os industrializados das escolas e ampliar o cardápio da alimentação escolar com produtos da Agricultura Familiar, como é o caso do amendoim, do milho, do mel, do coco ralado e tantos outros. Isso agrega valor nutricional, cultural e econômico também porque movimenta a economia regional”, disse Pires.

Foto: ASCOM-SEC
Em algumas unidades da rede estadual de ensino, os próprios estudantes já desenvolvem deliciosas receitas, tendo como base os produtos da Agricultura Familiar. É o caso dos estudantes do curso técnico em Alimentos, do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais (CEEP) Pio XII, localizado em Jaguaquara (BA), que participam, anualmente, do projeto “O milho nosso de cada dia”, que teve como objetivo fomentar a prática culinária, aproveitar a época para valorizar as tradições juninas, bem como incentivar o empreendedorismo entre os estudantes.
Durante as oficinas, os futuros técnicos de nível médio aprenderam quais são os ingredientes necessários e como fazer canjica, pamonha, suco de milho, trufas e bombons de milho, além do tradicional bolo de milho, delícias muito apreciadas neste período do ano. Entre as delícias está o bolo de milho verde.
Para fazer em casa, anote as duas delícias para o São João.
Bolo de Aipim
Ingredientes
1 kg de aipim (mandioca ou macaxeira)
3 xícaras (chá) de açúcar
100 g de manteiga200 ml de leite de coco
100 g de coco ralado natural
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de leite
3 ovos
1 colher (sopa) fermento em pó
Modo de Preparo:
Descascar o aipim, lavar com água corrente e ralar, usando um ralador grosso. Bater as claras em neve e adicionar as gemas. Acrescentar o açúcar, o aipim (cru, ralado e extraída o líquido), e o coco ralado. Misturar levemente e juntar a margarina, o sal e o fermento. Depois, despejar o creme em uma forma redonda e untada com margarina e farinha de trigo, assar em forno pré-aquecido, a 230ºC, por uns 45 minutos ou até que, colocando o palito, ele saia limpo. Espere esfriar e pode ser servido com suco de polpa natural, achocolatado ou café com leite.
Biscoito de coco com amendoim sem farinha
Ingredientes
1 xícara de coco seco ralado
1/2 xícara de amendoim torrado (ou substitua por castanhas)
1 ovo
4 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de óleo de coco (meça derretido)
1/2 colher de chá de sal
1 colheres de chá de canela
1 colher de chá de gengibre em pó (opcional)
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no multiprocessador ou no liquidificador, até que forme uma massa uniforme e grudenta. Depois, transfira para uma bacia e adicionar os demais ingredientes e mexa primeiro com uma colher e depois com as mãos. Forre uma forma com papel manteiga e unte com um pouco de óleo. Unte as mãos com um pouco de óleo, pegue uma porção de, aproximadamente, uma colher de sobremesa de massa e modele com as mãos formando uma bolinha. Depois de formar a bolinha, modele apertando a massa entre as mãos para deixar o biscoito fino. Ajuste com os dedos para deixar as beiradas mais redondas. Coloque os biscoitos na forma sobre o papel manteiga untado. Estes biscoitos não crescem e nem espalham muito enquanto assam. Leve para assar em forno baixo preaquecido à 160ºC de 15-20 minutos. Os biscoitos precisam estar dourados. Quando você retirar os biscoitos do forno eles estarão ainda um pouco macios, mas, conforme eles esfriam, endurecem.
Bolo de milho verde
Ingredientes:
3 espigas grandes de milho verde
50 g de manteiga
1 pitada de sal.
1 colher (sopa) de fermento em pó
¼ xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1½ xícara (chá) de açúcar
3 ovos
Modo de preparar
Bata no liquidificador o leite, os ovos e os grãos do milho cozido, depois adicione a manteiga derretida e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e o sal. Depois coloque em uma tigela e acrescente o fermento e misture bem. Depois coloque em uma forma untada e leve ao forno até assar.
ASCOM-SEC
Foto: ASCOM-SEC






Foto: Eduardo AndradeAscomSDE.jpeg
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Reprodução: Recôncavo no AR
FotoS: Reynaldo Felix / AgFpontes / Divulgação.
Edição: Tribuna do Recôncavo
Imagem de whekevi por Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Adam Vidal
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA
Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Reprodução
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Michael Schwarzenberger from Pixabay
Reprodução/ Video
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Reprodução
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Fotos: Divulgação
Divulgação
Luar do Recôncavo - Crédito: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Ethan Parsa por Pixabay
Foto: Joá Souza/GOVBA
Imagem de 영훈 박 de Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Edilson Oliveira
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Clara - PASCOM - SAJ
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Image by Simón Delacre from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Image by Veeka Skaya from Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotos: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Reprodução/ Video
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça se preparam para mais uma edição repleta de grandes desafios. Crédito: Kelly Fuzaro/Band
Divulgação
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Eliane Xavier
Foto: André Frutuôso
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: André Fofano
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Na foto, Valmir e Emerson | Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Divulgação
Imagem Ilustrativa de sipa por Pixabay
Adaptação: tribuna do Recôncavo
Foto: Matheus Veríssimo-SepromiBa
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Image by PDPhotos from Pixabay
Imagem: Reprodução/Instagram @zecocaoficial
Imagem de Arek Socha por Pixabay
Imagem de
Fonte/Crédito
Douglas Amaral
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Arquivo Pessoal
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo