Uma comitiva do Governo da Bahia participou na quarta-feira, dia 7, no município de Ibotirama, de um encontro voltado para a Operacionalização do Projeto Integração Produtiva no Território de Identidade Velho Chico. A atividade seguiu as normas sanitárias previstas de prevenção à Covid-19. O projeto faz parte da estratégia Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com outros órgãos públicos, sociedade civil organizada, prefeituras municipais e consórcios públicos.

O evento contou ainda com a assinatura de dois convênios, no âmbito do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR). Com a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf) foi assinado um convênio no valor de R$581 mil, para a conclusão das obras do entreposto de Mel. Outro convênio foi com a Associação Indígena dos Pescadores e Produtores Rurais Tuxá, para a construção de uma Unidade Simplificada de Polpa de Frutas, incluindo a aquisição de máquinas e equipamentos. A ação tem investimento total de R$512 mil.

O prefeito de Ibotirama, Laércio Santana, destacou que fica feliz com os recursos destinados ao território, onde ele nasceu e cresceu e sabe do grande potencial agrícola que tem. Já o prefeito de Sítio do Mato e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico, Cássio Guimarães Cursino, afirmou que essa parceria entre a SDR e o consórcio é de extrema importância, para que possa fomentar e canalizar, de forma mais eficaz, os investimentos do Governo do Estado.

Entre os participantes estavam prefeitos e secretários de Agricultura e representantes de associações e cooperativas de municípios que compõem o Território de Identidade Velho Chico, representantes da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Nelson Leal, o coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), Jonas Paulo, o chefe de Gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, equipes técnicas da SDR que atuam no território, o superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos Sudem/SDE, Deraldo Alves, e o diretor de Planejamento Territorial da Secretaria de Planejamento (Seplan), Herbert Pereira.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: CAR/SDR