O Colégio Estadual Professora Maria Izabel de Oliveira, em Jacobina, no Território de Identidade do Piemonte de Diamantina (NTE 16), realizou nesta quarta-feira, dia 26, o evento ‘Carnaval, Axé e Educação: 40 anos de tradição, cultura e alegria’.
A iniciativa busca levar os estudantes do Ensino Médio a uma reflexão sobre a influência da Axé Music na sociedade baiana e o papel do Carnaval como manifestação artística e cultural. Houve rodas de conversa sobre a trajetória da Axé Music, oficinas de confecção de máscaras carnavalescas, produção de réplicas de trios elétricos e instrumentos de percussão, além de homenagens a personalidades como Luiz Caldas e o Olodum.
Para Samilly Silva Santos, 16 anos, aluna do 3º ano, foi maravilhoso participar dessa atividade de Carnaval. ‘Estou participando de forma ativa e com muito entusiasmo. Como parte das atividades, confeccionamos um trio elétrico que tem o nome de ‘Bloquinho do Terceirão’. Foi um momento de muita alegria e diversão’, relata.
Ao aliar aprendizado e celebração, os eventos mostram que a escola também é um espaço de valorização da identidade e da tradição popular, promovendo experiências que fortalecem o senso de pertencimento dos estudantes.
Repórter: Elisabeth Guerra – Ascom/SEC.