SAJ: Uneb realiza Simpósio e Semana da Consciência Negra

Arquivo Tribuna

A UNEB Campus V de Santo Antônio de Jesus, Departamento de Ciências Humanas, juntamente com a Pós-Graduação em História Regional e Local e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros convida a comunidade de pesquisadores e demais interessados para o Simpósio de História Regional e Local e Semana de Consciência Negra com a temática “CONSCIÊNCIA NEGRA EM 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA NA BAHIA: O POVO, A RUA, AS LUTAS”, evento que ocorre de 07 a 10 de novembro na UNEB-Campus V, em Santo Antônio de Jesus-Bahia.

O 8º Simpósio de História Regional e Local e 25ª Semana de Consciência Negra tem o objetivo de ampliar espaços de debates e interlocução entre professores-pesquisadores, estudantes de graduação e Pós-Graduação, professores do ensino básico e comunidade interessada nos âmbitos nacional, regional e local, ao reunir estudos e pesquisas para a promoção e difusão do conhecimento científico, através de apresentação de trabalhos inéditos e inovadores que envolvem temáticas da história social, cultural, política e econômica, com base na produção regional, brasileira e internacional.

A temática desta edição está associado ao ano de celebrações do bicentenário da independência do Brasil na Bahia, quando o referido Simpósio irá ampliar debates relacionados aos processos políticos, sociais, culturais, simbólicos que marcaram, no passado, os acontecimentos que culminaram nas guerras pela independência na Bahia, tendo a fundamental participação popular para o seu desfecho, e no presente suas repercussões político-sociais e culturais construídas ao longo dos 200 anos, cujas problemáticas permanecem em ebulição. Para a historiografia, torna-se um tema de relevância, especialmente por garantir outras perspectivas de análise, tendo o povo negro, pobre, escravizado revelado em seu protagonismo de ontem e de hoje. (mais…)

SAJ: Prefeitura realiza entrega de Trator Agrícola para a Comunidade da Boa Vista

Foto: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) realizou na última segunda-feira, dia 6, a entrega de um Trator Agrícola, equipado com gradão, para a Associação de Moradores da Comunidade da Boa Vista. O equipamento foi direcionado para o município através de uma emenda do Deputado Federal Adolfo Viana, a partir do pleito do Vereador Cal de Dodô.

O prefeito Genival Deolino parabenizou o vereador Cal, que pleiteou mais esse benefício para a comunidade da Boa Vista. Também agradeceu aos deputados, Adolfo Viana (Federal) e Alan Sanches (Estadual), por todo o empenho em direcionar emendas para a cidade, beneficiando todos os santoantonienses.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom PMSAJ.

SAJ: Prefeitura recebe nova ambulância

Foto: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 8, na capital baiana, uma nova ambulância. O veículo foi direcionado para o município a partir de uma emenda impositiva do deputado estadual Alan Sanches.

Para o prefeito Genival Deolino, a nova ambulância será de grande valia para o município, “por isso agradecemos mais uma vez ao nosso grande deputado, Alan Sanches, que é um grande parceiro de Santo Antônio de Jesus. Através do nosso trabalho e esforço diário, e a ajuda desses parceiros da gestão, seguiremos transformando, para melhor, a nossa cidade”, disse Deolino.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom PMSAJ.

SAJ: Árvore cai em cima de barraca no São Benedito

Foto: Reprodução

Uma árvore Ipê-amarelo caiu na tarde dessa terça-feira, dia 7, no Largo de São Benedito, em Santo Antônio de Jesus (BA).

A árvore caiu em cima da barraca de Valdick Barreto, conhecido como ‘Pé Duro do Milho’. Felizmente não houve feridos, só danos materiais.

Ao Tribuna do Recôncavo, ‘Pé Duro’ falou que a árvore caiu por volta das 15:30 e que ventava muito no horário. Disse também que de imediato uma equipe da Prefeitura chegou ao local para serrar e remover a árvore.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo. (mais…)

SAJ: Prefeitura realiza assinatura de ordem de serviço para recuperação de estradas vicinais

Foto: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (A), através da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), e da Superintendência de Convênios (SUCONV), realizou a assinatura da ordem de serviço para a recuperação de estradas vicinais.

A ordem de serviço, assinada na manhã desta terça-feira, dia 7, contemplará a requalificação de cerca de 20 quilômetros de estradas vicinais, em quatro comunidades rurais: Povoado Avenida, Espinheiro, Rio das Pedras e Vila Bonfim. Para a realização de um trabalho de maior qualidade, a requalificação acontecerá de forma gradativa, uma comunidade por vez.

O prefeito Genival Deolino falou sobre a ordem de serviço. “Estamos trabalhando de forma incansável há 2 anos e 11 meses, serão mais, aproximadamente, 20 km de estradas requalificas. Nós cuidamos com o mesmo compromisso da nossa cidade e de todas as comunidades rurais. Temos feito muito através da SEAGRI, com cursos técnicos, doações de mudas e enviando assistência especializada para as comunidades, enriquecendo o conhecimento dos nossos agricultores. Trabalhamos em prol dos homens e mulheres do campo, pois entendemos a sua importância no crescimento da cidade e na geração de emprego e renda”, finalizou Deolino.

Ascom PMSAJ

SAJ: Câmara aprova criação de Ouvidoria e banda de música da Guarda Civil Municipal

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 6, a Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) aprovou dois projetos de lei que criam setores dentro da Guarda Civil Municipal.

O projeto de lei 38/2023 criou a Ouvidoria da Guarda Civil que terá como função fiscalizar, investigar, auditar e propor políticas de qualificação das atividades da Guarda. De acordo com o projeto, só poderá assumir a Ouvidoria um servidor de carreira da Guarda Civil Municipal.

Também foi aprovado o projeto 39/2023 que criou a Banda de Música da Guarda Civil Municipal e estabeleceu os critérios para seu funcionamento. Um guarda de carreira e especialista da área de música deverá ser designado para dirigir a banda que também poderá contar, caso necessário, com o apoio de outros profissionais. Um processo de avaliação será realizado para selecionar os integrantes da banda que será subordinada ao Comando-Geral da Guarda Civil Municipal. (mais…)