Capim Grosso: Óbito de idoso de 93 anos é terceira morte por covid-19 em município

Imagem de PIRO4D por Pixabay

Um idoso de 93 anos veio a óbito na noite desta quarta-feira, dia 06, em Capim Grosso, no Piemonte da Diamantina, devido ao novo coronavírus. A vítima deu entrada no Samu por volta das 23h já em óbito.

Dois testes foram feitos no idoso, o que confirmou a suspeita de covid-19. Com isso, o município passa a ter três óbitos decorrentes de coronavírus.

Segundo a vigilância epidemiológica local, a cidade tem seis casos de covid-19, outros 21 suspeitos e 15 descartados. A taxa de letalidade do município chega a 50% enquanto que a média nacional tem sido de 6,8%.

Redação: Bahia Noticias | Informações: Jacobina Notícias

TJ-BA nega pedido de surfista para surfar em praias de Salvador durante pandemia

Imagem de StockSnap por Pixabay

A desembargadora Telma Britto, da Seção Cível de Direito Público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), negou um pedido liminar de um surfista para poder surfar nas praias de Salvador entre 5h50 e 8h da manhã, horário em que a orla marítima está vazia.

No mandado de segurança, o autor da ação alega que pratica surf desde a infância e que surfa pelo menos quatro vezes na semana. Diz que no horário em que pratica o esporte as praias estão vazias, de forma não ter possibilidade de aglomeração. As praias de Salvador foram fechadas pela Prefeitura para evitar aglomeração.

O pedido foi para liberar as praias, que estão fechadas por um decreto da Prefeitura de Salvador. O surfista alega que o surf é um esporte individual, que não implica em aglomeração, e destaca que outras modalidades esportivas, “como caminhada, ciclismo, patinação, skate não foram proibidas na orla, sendo ilógica a vedação de acesso às praias pelos surfistas com o único escopo de surfar. (mais…)

Ipiaú: Vigilância fará testes em abrigo onde 40 pessoas foram infectadas, diz secretário

Foto: Leonardo Rattes/ Ascom Sesab

O secretário estadual de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse na manhã desta quarta-feira, dia 6, que os profissionais do abrigo de idosos de Ipiaú, no sudoeste, farão testes para detectar a covid-19. Pessoas que tiveram contato com eles também serão monitoradas. Nesta terça-feira (5), 40 pessoas do abrigo [34 idosos e 6 profissionais] testaram positivo para o novo coronavírus.

O secretário declarou que nesses locais a contenção da doença se torna difícil, seja porque são espaços de idosos seja pela proximidade do convívio.

“Infelizmente as condições desses abrigos, em que as pessoas ficam muito próximas uma as outras preocupam em todos os lugares do mundo. Em todos os locais em que houve contaminação em abrigos de idosos a mortalidade foi muita alta”, afirmou.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias

ADAB lança cartilha de orientação contra o coronavírus

Arte: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), lançou uma cartilha contendo informações sobre práticas e hábitos para prevenção contra a COVID-19, direcionada aos servidores, produtores e trabalhadores rurais durante a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. A cartilha estará à disposição para consultas no www.adab.ba.gov.br e nas redes sociais da autarquia.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A CARTILHA EM PDF

ASCOM

Munícipios devem ter portal exclusivo com informações do combate ao coronavírus

Imagem de StockSnap por Pixabay

Por Záfya Tomaz

O Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), recomendou, nesta terça-feira (05), que os gestores dos municípios baianos devem disponibilizar um portal destinado exclusivamente para o lançamento de informações vinculadas ao combate à covid-19.

Segundo a recomendação, publicada no Diário Oficial do TCM/BA, o link deve ser próprio, de fácil acesso e visualização, podendo estar inserido no site da prefeitura ou no respectivo Portal da Transparência.

De acordo com a publicação, o intuito da criação destes portais é disponibilizar, para todos os cidadãos, as informações referentes as medidas adotadas por cada gestão municipal. Devem ser de livre acesso à população as cópias integrais, em meio digital, das contratações e despesas realizadas pelo município para o enfrentamento da covid-19. A ação tem o objetivo de viabilizar o exercício do controle social. (mais…)

Ilhéus: Prefeitura autoriza funcionamento de armarinhos e lava-jatos

Imagem de Bruno /Germany por Pixabay

A prefeitura de Ilhéus, no Sul da Bahia, incluiu na última segunda-feira, dia 4, armarinhos e lava-jatos, na lista de serviços essenciais que poderão funcionar das 8h às 18h. Os supermercados podem funcionar até as 21h.

Todos os estabelecimentos de serviços essenciais deverão manter regras rígidas para o contingenciamento de pessoas, limitando o acesso aos seus espaços físicos em uma pessoa para cada nove metros quadrados de área livre para circulação. Além disso, os comerciantes devem fornecer equipamentos de proteção individual adequados para todos os seus funcionários e exigir o uso de máscaras para todos os seus clientes e usuários.

Até esta terça-feira, dia 5, Ilhéus era o município do interior com mais casos confirmados de Covid-19 com 256 pessoas infectadas e cinco óbitos. Considerada a proporção populacional, a cidade tem os números mais altos da doença no estado, com 1.577,06 casos para cada um milhão de habitantes.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias