Em um ano de muitas conquistas, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), situada em Ilhéus (BA), volta a ser destaque no Ranking Universitário Mundial (World University Ranking -WUR) publicado pelo Times Higher Education (THE). A edição para 2022 do WUR inclui, ao todo, 1.662 universidades em 99 países e territórios, o que o torna, segundo o próprio THE, o maior e mais diversificado ranking de universidades até hoje.
A tabela é baseada em 13 indicadores ajustados de modo que possam avaliar o desempenho de uma instituição em quatro áreas: ensino, pesquisa, extensão e perspectiva internacional. Levando em consideração a perspectiva de estudantes, professores, governos e especialistas do setor em todo o mundo, a lista classificatória deste ano revela como a pandemia da Covid-19 começou a mudar o desempenho global do ensino superior.
Em âmbito global, a Uesc avançou 38 posições em relação ao WUR 2021, publicado no ano passado, e aparece à frente de universidades do leste europeu, da África, da América Latina e da Ásia. Sobretudo, é preciso considerar o avanço desde a perspectiva do incremento de participantes: 135 a mais que na edição anterior. Ou seja, houve, de fato, um salto quantitativo e qualitativo por parte da Universidade Estadual de Santa Cruz.
No Brasil, o desempenho também é significativo. No WUR 2021, a Uesc ficou no 40º lugar em relação às suas compatriotas. Já no WUR 2022, mesmo considerando o total de 59 participantes – sete a mais que no WUR 2021 –, a Uesc subiu oito (8) posições, ficando no 32º lugar.
No Nordeste, a Uesc saiu do 9º lugar em 2021 para o 7º lugar em 2022. Foram 14 participantes, um a mais que em 2021. Na região, a Uesc ficou atrás apenas das Universidades de Fortaleza (UNIFOR), Federal de Sergipe (UFS), Federal da Bahia (UFBA) Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federal do Ceará (UFC) e Federal de Pernambuco (UFPE). Excetuando a UNIFOR, todas são instituições federais. Por outro lado, a Uesc ultrapassou a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade de Pernambuco (UPE). Na Bahia, em resultado semelhante ao ano de 2021, a Uesc é uma das duas únicas participantes.
Para o Reitor da Uesc, professor/Dr. Alessandro Fernandes de Santana, a notícia foi recebida com serenidade e alegria, pois a participação representa uma oportunidade de obter um histórico da evolução da Universidade, é importante entender o ranking como uma ocasião na qual se pode identificar os pontos fortes, bem como os fracos, de modo a melhorar e aperfeiçoar o desempenho. O Reitor destacou ainda, “que o bom desempenho da Uesc é fruto do trabalho de toda comunidade acadêmica, ressaltando que a avaliação que mais interessa a Uesc, é o reconhecimento que possui pela sociedade baiana”.
Por sua vez, a professora/Dr.ª Ticiana Grecco Zanon Moura, coordenadora Assessoria de Relações Internacionais (Arint), comemora o resultado e ressalta que “a participação nesse ranking, para além de reconhecer aquilo que a Universidade pode realizar com os seus recursos financeiros e humanos, indica que a instituição cumpriu com os requisitos mínimos para participação”.
Fonte: Blog do Jonildo Glória


Foto: Jonildo Glória


Reprodução/ Vídeo - Terra e Gente 
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem por jeferrb do Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo Youtube - Anna Corinna
Imagem de MCvec por Pixabay
Imagem de Elf-Moondance por Pixabay
Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Foto: kelly Cerqueira
Imagem de Marjon Besteman do Pixabay
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Video - Recôncavo no AR
Imagem ilustrativa | Foto: Vagner Casaes/ALBA
Arquivo - Video
Foto: Alan Santos/ Agência Brasil
Foto: Reprodução/ video
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Arquivo Tribuna
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Imagem Ilustrativa por Poison_Ivy do Pixabay
Foto: André Fofano
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Irina L por Pixabay
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Squirrel_photos de Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de Alexa por Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by elvtimemaster from Pixabay
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Imagem de Jorge Paredes de Pixabay
Foto: PM
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Divulgação
Arquivo Pessoal
Image by Miguel Á. Padriñán from Pixabay
Na foto, um cadeirante e uma cega com bengala | Imagem de HANSUAN FABREGAS do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by NickyPe from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Mariana Guimarães
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PRF
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Image by VSRao from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Elaine Castro
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Tumisu por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA